terça-feira, junho 25, 2013

Dilma vai a FHC - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 25/06

Dilma Rousseff fez uma série de consultas antes de propor um plebiscito para convocar Constituinte exclusiva sobre reforma política. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) foi à casa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para propor uma reforma política ampla, pactuada com a oposição. FHC disse ser favorável, mas que teria de consultar outros líderes tucanos. Quando Cardozo falou em plebiscito, o ex-presidente disse ser contrário, e o ministro concordou com ele.

Gênese Em reunião no Alvorada, no domingo, ministros defenderam a Constituinte exclusiva diante da dificuldade do Congresso em aprovar a reforma. Dilma falou sobre o plebiscito, mas não bateu o martelo.

Por fora Já Michel Temer não foi consultado. O vice-presidente, que escreveu artigo contra a proposta em 2007, foi surpreendido pelo anúncio na reunião com governadores e prefeitos.

TV Dilma A NBR, emissora que transmite atos oficiais da Presidência, exibiu a fala de Dilma na abertura da reunião, mas cortou o sinal tão logo a presidente deu a palavra a governadores e prefeitos. Em seguida, o discurso da petista foi reprisado.

É moda Antes da reunião com governadores, Cid Gomes (CE) propôs à presidente que realizasse vários plebiscitos para diferentes temas, como resposta à demanda das ruas por participação.

Bolada Na conversa com o coordenadores do Movimento Passe Livre, ontem, Dilma ouviu deles que manteriam a defesa da tarifa zero no transporte público. Ela respondeu: "Olha, isso não existe. Alguém paga. Ou o usuário ou o contribuinte".

Na base Dilma convocou reunião com as centrais sindicais, em um gesto de aproximação com entidades de base. O encontro aconteceria na próxima quarta-feira, mas foi desmarcado devido ao jogo entre Brasil e Uruguai.

Polêmica A proposta de plebiscito para convocar Constituinte exclusiva sobre reforma política divide o STF. A coluna conversou com três ministros ontem. O único entusiasta foi Ricardo Lewandowski, que é titular de Teoria Geral do Estado na USP

Sim Para o ministro, a Constituição de 1988 abriu a possibilidade de plebiscitos ao consignar que o poder emana do povo e pode ser exercido por meio de representantes ou diretamente.

Avanço "O grande salto da nossa Constituição é que saímos de uma democracia meramente representativa para uma participativa'', disse Lewandowski. Para ele, a reforma política "é necessária, está atrasada e o plebiscito é um meio de destravá-la''.

Truco O PMDB na Câmara diz que apoia a reforma política pela Constituinte, desde que seja incluída a reforma tributária, o que não conta com a simpatia do governo federal. Assim, haveria um impasse que impediria a convocação da consulta.

Caserna Associações de militares da reserva divulgaram nota de apoio aos protestos de rua. "Obriga-se dar um basta à impostura e à impunidade", diz o texto assinado por três clubes militares.

Releitura Ao fim, há um verso de "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, canção que foi hino do combate à ditadura.

Visita à Folha Paulo Luiz Schmidt, presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), visitou ontem a Folha. Estava com Patrícia Almeida Ramos, presidente da Amatra da 2ª Região, Guilherme Feliciano, diretor da Anamatra, e Viviane Dias, assessora de imprensa.

tiroteio
"Vamos ter de criar a bolsa-idioma, para o paciente do SUS aprender a se comunicar com os médicos em espanhol, inglês..."
DO DEPUTADO ESTADUAL FERNANDO CAPEZ (PSDB-SP), sobre proposta do governo de trazer médicos estrangeiros para áreas sem oferta de profissionais.

contraponto


Headhunter de oposição
Aborrecido com críticas de Andrea Matarazzo (PSDB) à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula na Câmara de São Paulo, o vereador Reis (PT) reagiu com ironia e lançou um abaixo-assinado pedindo a indicação do tucano para o secretariado de Geraldo Alckmin (PSDB).

--É um desperdício tanta inteligência e tanta iluminação, para vir aqui falar do ex-presidente Lula e da presidente Dilma. O vereador tem de dar norte para o governo de Geraldo Alckmin, que está perdido! -- disse o petista.

Ao fim da sessão, Reis lançou mesmo a petição, e conseguiu a assinatura de seis colegas.

Nenhum comentário: