quinta-feira, junho 27, 2013

Além-mar - SONIA RACY

O ESTADÃO - 27/06

Ao defender a corrupção como crime hediondo, Dilma pensou não apenas no corrupto, mas também nas empresas corruptoras. Segundo se apurou, seu desejo era puni-las com multa de até 20% do faturamento.

Dois lados
Se Paulo Bernardo é o responsável pela decisão da presidente de propor a Constituinte exclusiva, no Planalto fala-se que as conversas com Michel Temer e Joaquim Barbosa foram decisivas para que ela desse meia-volta.

No começo de 2010, Lula encaminhou um projeto com o mesmo tema ao Congresso.
Foram mais de três anos de tramitação até ser aprovado na Câmara - o PL chegou ao Senado há apenas 15 dias.

O Casino recebeu muito bem a nomeação de William Ury, professor em Harvard, como novo negociador oficial de Abilio Diniz.

Além 2
O líder do PT no Senado, Jossé Pimentel, cogitou apresentar requerimento pedindo que o projeto fosse votado com urgência. Mas re­cuou. Em acordo com os outros líderes, apoiou texto de Pedro Taques, do PDT, considerado "mais amplo" - e que foi aprovado ontem.

Mas que, em nenhum momento, trata das empresas corruptoras.

Olhos abertos. 
Representando Dílma, Marta Suplicy. assina hoje, no Marrocos, tratado internacional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Tudo para disponibilizar em braile obras protegidas por direitos autorais - sem necessidade de autorização do autor. "Grande vitória para os cegos de todo o mundo", comemorou a ministra.

Apenas oito imortais não foram, convencidos a votar em Fer­nando Henrique Cardoso em eleição que acontece hoje na Academia Brasileira de Letras.

Mas o ex-presidente não tem. com o que se preocupar: conta 31 votos para assumir a cadeira deixada por João de Scantimburgo. Onze a mais do que precisava para vestir o fardão.

Onipresente
Proposta de Emenda à Constituição, pronta para entrar em pauta ná CCJ da Câmara, "estabelece a obrigatoriedade de realização de plebiscito para definição do modo de eleição dos deputados federais, estaduais, do Distrito Federal e vereadores".

Autor? Eduardo Cunha.

DIRETO DO STF
Nenhum sinal de ativistas perto do Supremo na posse de Luís Roberto Barroso, ontem. Ante a inesperada tranqüilidade, apurou- se que o protesto estava desmobilizado. E Joaquim Barbosa devidamente informado.

Em momento "paz e amor", Barroso disse à coluna estar feliz com as manifestações pelo País: "É unia energia do bem e da paz".

O novo ministro leva a Brasília pelo menos dois antigos colaboradores cariocas: Eduardo Mendonça e Tiago Magalhães. Herdará a sala de Carlos Ayres Britto e os 8 mil processos de Barbosa. Antecessor de Barroso, Ayres Britto, que estava na posse, tinha pressa. "Não posso perder o jogo do Brasil", justificou.

A empolgação de Ellen Oléria, vencedora do The Voice Brasil, ao cantar o Hino Nacional durante a cerimônia contrastava com as carrancas de autoridades como Renan Calhei­ros? José Saraey e José Eduardo Cardozo.

Barroso parecia um pouco perdido na hora de deixar a corte. "Como eu saio daqui?", per­guntou a um dos integrantes de seu staff. Já na garagem, foi lembrado de que tem direito a... carro oficial.

Nenhum comentário: