quinta-feira, junho 13, 2013

"Aecinho boa gente" - ELIANE CANTANHÊDE

FOLHA DE SP - 13/06

BRASÍLIA - Aécio Neves, do PSDB, parece assistir de camarote aos erros do governo e à sucessão de indicadores ruins na economia, como baixo crescimento, inflação no teto da meta, aumento de juros, Bolsa despencando, dólar disparando e incertezas na área fiscal.

"A oposição não pode ser arauto da desgraça, das más notícias", disse ele, prometendo uma campanha "sem baixo-astral" e recusando a carapuça de velho do Restelo.

Não significa que não esteja comemorando a queda de Dilma nas pesquisas: 8 pontos na popularidade e 7 nas intenções de voto. Nem que ele não esteja trabalhando arduamente para articular sua candidatura. Ao contrário, está a mil por hora.

Suas prioridades são manter a praticamente inédita união do PSDB, a composição de chapas vigorosas nos Estados e a atração de forças hoje aliadas a Dilma, mas suscetíveis a pular de barco. Não são poucas.

Aécio tem agenda cheia para se fazer conhecido e, principalmente, cristalizar a sensação na área política, no meio empresarial e em setores acadêmicos e culturais de que seu nome é competitivo e tem reais chances de vencer. Quer um efeito, digamos, quase psicológico.

Também vai bater na tecla de que a inclusão social não é exclusividade dos governos do PT. Está criando o Portal Social do PSDB na internet e vai inaugurar uma exposição na terça-feira, na Câmara, sobre os 25 anos do PSDB, os 19 do real e o aniversário de FHC, seu patrono.

Mesmo evitando "baixo-astral", Aécio aproveitou a conversa, enquanto Dilma anunciava eletrodomésticos em conta para a baixa renda, e alfinetou: "Ela só não disse de onde vem o dinheiro. Não é do governo, é do trabalhador".

Mais ou menos como o "Lulinha paz e amor"de 2002, o tucano encena o personagem "Aecinho boa gente". Mas, também como Lula, o bom-mocismo é só para eleitor ver e o programa eleitoral registrar. No mais, guerra é guerra. Na hora certa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não aprovo a candidatura de tuca
nos,pois, FHC é péssimo administrador
dos bens da nação,foi o pior presiden
te da república do Brasil.Todos os er
ros do gorverno atual consiste na imi
tação dos tucanos. Não às privatiza-
ções. Estradas então é absurdo cobrar
pedágio, pois, o imposto do veiculo é
para a circulação do mesmo. Está ficando saudasa a revolução militar.

Anônimo disse...

Precisamos de novo presidente, mas
nunca um aécio,ou PSDB. O congresso nacional também deve ser mudado.
muitos estão usando até o nome de De
us para ocupar o poder, mas, na hora
de elaborar projetos que visem o bem
comum não demonstram interesse, as privatizações; água,estradas, tudo
passa e vira lei. o povo paga sempre
mais impostos e não tem nenhum direito. Onde estão eles?