sexta-feira, junho 21, 2013

Acerto de contas - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 21/06

A oposição não está só. Também há petistas associando a queda da popularidade da presidente Dilma com os protestos. Esses petistas, em sua maioria paulistas e do entorno do ex-presidente Lula, fomentam o movimento "Volta Lula" a cada dificuldade. O argumento de agora é que Dilma foi vendida como "a porta de entrada do PT na classe média", segmento que tomou as ruas.

Rega-bofe
No jogo Brasil x Japão, no Mané Garricha, um garçom encosta na presidente Dilma. Ela olha a bandeja e pergunta: "O que é isso?". "Caviar", responde o garçom. "Eu sei! Mas em jogo de futebol, que eu saiba, come-se pipoca, churrasquinho de gato e cerveja, para quem bebe", respondeu, irritada. Ao olhar para os lados, cascatas de camarões, champanhe, uísque. Silêncio constrangedor. Em seguida, os garçons voltaram com pipoca nas bandejas.

Frase
"A conta será paga nos três níveis. E pelos três Poderes. Os consensos:a plataforma que viabilizou os protestos foi a internet; o denominador comum é o sentimento antissistema (tudo aí incluído...)"
Antônio Lavareda Cientista político, consultor do governo FHC

De olho nas ruas
O vídeo da presidente Dilma ("Meu governo está ouvindo estas vozes pela mudança") bateu todos os recordes, com 551 mil visualizações, no YouTube. O anterior, 198 mil, era do ex-presidente Lula defendendo Julian Assange (WikiLeaks).

Estado de espírito
A despeito de o PP ser adversário do PT em vários estados, o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) diz que seu partido vai defender a manutenção da aliança federal e o apoio à reeleição da presidente Dilma. Ele explica que "a questão regional são posições administráveis". O partido aposta na vitória da senadora Ana Amélia (RS).

Barrados no baile
Os protestos não adiaram apenas o lançamento do Plano Safra do Semiárido, hoje, em Salvador. A presidente pretendia aproveitar que estaria na Bahia para se encontrar e posar para fotos ao lado do técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari.

Articulação em favor de Dallari
As duas baixas na Comissão da Verdade, Gilson Dipp e Cláudio Fontelles, preocupam o governo. A presidente Dilma havia delegado à comissão escolher um nome de consenso para a vaga de Dipp. Ela deve tomar a frente do processo e escolher um nome que não tenha nenhuma resistência. Nos ministérios petistas, há muita simpatia pela escolha do jurista Dalmo Dallari.

Mais votado x mais alinhado
Cresce entre os petistas no governo a simpatia pela indicação de Deborah Duprat para o lugar de Roberto Gurgel na PGR. Sua posição favorável à lei que inibe a criação de novos partidos agradou. O primeiro da fila é Rodrigo Janot.

Rodada de reconhecimento
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) recebe semana que vem os três indicados para a PGR: Rodrigo Janot, Deborah Duprat e Ela Wiecko. A presidente Dilma tem até 15 de agosto para escolher o substituto de Roberto Gurgel.

Avaliação do governo Dilma: O protesto é contra o "status quo". É contra tudo e contra todos. Vai respingar no governo federal. Mas todo mundo vai pagar

Nenhum comentário: