domingo, junho 09, 2013

A linha justa - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 09/06

A ministra Ideli Salvatti discorda do líder do governo Arlindo Chinaglia (PT) de que o Planalto só tem 150 aliados fiéis na Câmara. Avalia que não dá para contar com 100% dos aliados o tempo todo. E que, tendo uma base ampla, um governo aprova suas propostas ora com o apoio de uma parte ora com o de outra. "Se a gente só tivesse 150 aliados fiéis, não tinha aprovado tudo", afirma.

Letra morta
O TSE liquidou com a lei da fidelidade partidária. Desde 2007, o tribunal recebeu 51 casos de deputados federais e três de senadores que mudaram de partido. Das 51 ações, 39 delas foram arquivadas, beneficiando o parlamentar infiel. No caso dos senadores, todos saíram ganhando, mantendo seus mandatos. Estão tramitando no TSE outras 12 ações de deputados, sem prazo para conclusão. Apenas um deputado até hoje teve o mandato cassado pelo tribunal por infidelidade partidária. Foi Walter Brito (PB), que trocou o DEM pelo PRB. A fidelidade virou lei a partir de resposta do TSE à consulta do DEM.



"Nós estamos bombando. Não há nada grave na economia. Passou a tempestade" 
Fernando Pimentel Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Fazendo a corte
Jogando com o PT nacional, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, está oferecendo seu partido ao ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional), em choque com o PSB de Eduardo Campos.

Subiu no telhado
O governo está virando o jogo e espera derrubar a proposta que extingue a multa de 10% do FGTS nas demissões sem justa causa. Para sensibilizar os aliados, os operadores políticos do Planalto estão alegando que o corte da receita da multa, R$ 2,2 bilhões anuais, vai prejudicar o Minha Casa Minha Vida, gerido pelo ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades).

A voz da experiência
Um político aliado, que está há muito tempo na estrada, prevê: se a presidente Dilma chegar bem às eleições, ela terá quantos palanques quiser no Rio; mas, se o quadro não for de tranquilidade, o PT degola a candidatura Lindbergh Farias.

Quanta transparência

Um ex-ministro relata que no governo Lula fez pedido de informações para diversas instituições públicas, inclusive do Poder Judiciário, sobre o valor de diárias pagas em viagens. A consulta foi feita para definir as diárias que seriam pagas pelo Poder Executivo. Os tribunais superiores abriram seus números. A única instituição que se recusou a dar informações foi o TCU.

Caminho sem volta
O governador Eduardo Campos (PSB-PE), relatando a um político do Nordeste por que vai ser candidato a presidente: o PSB não tem tamanho no Congresso para que ele assuma qualquer posição relevante no Senado.

Justificativa impositiva
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) trabalha emenda que, mesmo aprovado o Orçamento Impositivo, permite ao Executivo não pagar emendas em situações de crise financeira, desde que mande ao Congresso explicação do quadro.

Cresce no DEM
o número de lideranças regionais que estão buscando alternativas novas, que não passam pelo PSDB, nas eleições estaduais.

Nenhum comentário: