sexta-feira, maio 17, 2013

Viúva do Lobo - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 17/05

Uma senhora surpreendeu o público ao pedir a palavra num debate sobre a ditadura, quarta, na PUC-Rio. Era a viúva do médico Amílcar Lobo, que serviu no DOI nos anos 1970 e é acusado de tortura. Emocionada, disse que não se conforma em ver o marido apontado como único algoz dos porões da ditadura no Rio.

— Reconheço os erros do meu marido, mas onde estão os outros?

Tortura eterna...
Maria Helena, a viúva, disse que a família do médico sofre e é perseguida até hoje.

— A tortura que sofremos se renova a cada dia. Ninguém quer dar emprego a um parente de Amílcar.

Foi assim...
Em 1973, a psicanalista Helena Besserman Vianna, mãe de Bussunda e Sérgio Besserman, denunciou na Sociedade de Psicanálise do Rio o médico Amílcar Lobo como participante de sessões de tortura durante a ditadura militar.

Ele alegou que apenas examinava presos após sessões de tortura, mas teve o registro profissional cassado.

Calma, gente!
Anita Prestes, filha de Prestes com Olga Benário, não concorda mais uma vez com a viúva do pai, Maria, que pleiteia a patente de general para o líder comunista:

— Prestes sempre foi contrário à reintegração ao Exército, conforme é do conhecimento de companheiros e amigos mais próximos.

É. Pode ser.

Fator Odebrecht
As empresas brasileiras já estão de olho. O emir do Qatar decidiu construir agora três estádios para a Copa de 2022.

A Fifa avisou que era muito cedo, mas ele faz questão de mostrar logo ao mundo como serão os estádios.

Exposição garantida
O Ministério da Cultura conseguiu com a Caixa os R$ 4 milhões que faltavam para completar o patrocínio da exposição de peças dos museus italianos e do Vaticano.

“Pegadas do Senhor” reúne obras que não sairiam da Itália se não fosse a Jornada da Juventude. A exposição será no Museu de Belas Artes, de 11 de junho a 15 de setembro.

Turné nacional
Daniel, o cantor sertanejo, fará uma turnê por seis estados brasileiros para comemorar seus 30 anos de carreira. Será a partir de julho agora.

O MinC o autorizou a captar R$ 3.049.080.

Elogios
Graça Foster, presidente da Petrobras, que tem fama de durona, amoleceu. Em reunião, ontem, com executivos da área de exploração e produção, elogiou o desempenho da empresa no leilão de blocos de petróleo da ANP.

A estatal, como se sabe, foi a que mais adquiriu blocos: 34 dos 289 leiloados.

Crescimento acelerado
Eduardo Paes publica hoje no DO decreto tornando a Freguesia, o bairro mais valorizado de Jacarepaguá, em Área de Especial Interesse Ambiental.

É o primeiro passo para frear novas construções na região, que, nos últimos anos, ganhou imensos condomínios.

Apoio graúdo
Mais de 30 cientistas vão divulgar um manifesto a favor da descriminalização do consumo das drogas no país, terça agora, no Viva Rio.

Assinam o documento os ex-ministros de Lula José Gomes Temporão e Sérgio Machado Rezende, além da presidente da SBPC, Helena Nader.

Rio Sem Homofobia
O Programa Rio Sem Homofobia divulga hoje, Dia Mundial de Combate à Homofobia, dados preliminares sobre a violência contra gays no estado.

Acredite. Agressões verbais e físicas aparecem, respectivamente, em primeiro e segundo lugares com 38% e 22%. Entre os locais em que esse tipo de violência ocorre estão as vias públicas, com 18%, ficando atrás apenas do ambiente familiar, com 22%. É pena.

Caraaaaaamba!
A fundadora de uma ONG enviou uma foto dela pelada, com foco em seu bumbum, para um ex-namorado.

A namorada atual do moço não gostou, pegou a foto e espalhou pelas redes sociais com a legenda: “save the c...”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nenhum ser humano deve pagar pelos erros de seus parentes.