domingo, maio 05, 2013

Verdes contra Benjamin - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 05/05

O secretário Carlos Minc diz que, caso a CSN não assuma as custas da saúde dos moradores da área contaminada pela usina, em Volta Redonda, RJ, vai acionar o BNDES.

A ideia é que o banco não financie a empresa de Benjamin Steinbruch, caso ela compre a carioca CSA, com base no “Protocolo verde”, compromisso assinado pelos bancos públicos com o Ministério do Meio Ambiente, na época em que Minc era ministro.

Na verdade...
Até as chapas de aço sabem que, desde que Steinbruch mudou a sede da CSN do Rio para São Paulo, há uma grande má vontade do governo fluminense com ele.

Dólar Messi
Em Buenos Aires, o dólar paralelo deve bater estes dias novo recorde: US$ 1 vai valer 10 pesos.
Tem gaiato argentino apelidando de “Dólar Messi”, numa alusão ao craque da camisa 10.

O Vaticano é aqui
Cerca de mil bispos e cardeais estarão no Rio durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho.

Mundo cão
Dia 14 agora, deve ser julgada na 16ª Vara Cível do Rio a ação do saudoso Sérgio Britto, feita pouco antes de morrer, contra o ex-funcionário Antônio Bento.

O ator acusava Bento de ter se apropriado do seu único imóvel.

A vida me ensinou
Chega às livrarias, esta semana, o novo livro de Frei Betto, “O que a vida me ensinou”.

Editado pela Saraiva, ele faz parte de uma coleção com relatos de Washington Olivetto, Heródoto Barbeiro e outros.

Museu da Moda
A transformação da Casa da Marquesa de Santos (Museu do Primeiro Reinado), em São Cristóvão, no Rio, em Museu da Moda continua incomodando os historiadores. Depois de José Murilo de Carvalho, agora é Nireu Cavalcanti, doutor em história do Rio, que fez um manifesto circular na rede.

O pessoal não é, claro, contra a moda, mas defende o fortalecimento do Museu do Primeiro Reinado.

Aqui não...
Para Nireu, a ideia de usar o lugar como Museu da Moda é “uma idiotice”:
— Eu defendo que o museu que conta a história do reinado de Pedro I seja exemplar. Com tanto imóvel vazio na cidade não faz sentido perpetuar esse crime contra a história pátria.

É que...

O historiador argumenta que o Brasil é o único país da América que teve rei, e o Rio, como sede da corte, viveu fatos marcantes. Por isso, precisa de um bom museu que conte esta história.

— Qualquer cidade do mundo que tivesse um estadista do porte de D. Pedro I faria um museu e um centro de estudos à sua altura. Aqui, não!

É. Pode ser. Verdade divulgada

Na posse dos sete integrantes da Comissão da Verdade do Rio, quarta agora, na OAB, o ator Osmar Prado vai declamar o poema “Nossos inimigos dizem”, do alemão Bertold Brecht.

Um verso: “Nossos inimigos dizem: mesmo que ainda se conheça a verdade/ela não pode mais ser divulgada/Mas nós a divulgaremos.”

Cinema 40º
Veja como o mercado do cinema está aquecido no Rio.

No último final de semana, não havia um caminhão de maquinaria e elétrica disponível. É aquele que leva equipamentos de iluminação aos sets.

Segue...
Estão sendo gravados na cidade, além de comerciais, produções como as séries “As canalhas” e “Copa Hotel”, e o filme “Confissões de adolescente”.

Ai, meu pé!
São tantos saltos de sapatos que se quebram nas calçadas esburacadas do Centro do Rio que a Sapataria Expresso criou um cartão fidelidade.

A cada dez saltinhos reformados, o décimo primeiro sai de graça.

Até na China
O Rio está na moda no Oriente. A versão chinesa da revista americana “AD” (Architectural Digest) dedicou 14 páginas à cidade.

O roteiro lista 24 lugares imperdíveis, entre eles, o Instituto Moreira Salles, a Rocinha e lojas, como Studio Grabowsky e Novo Ambiente.

Tudo é marketing
Uma famosa atriz, grávida, foi esta semana a uma loja infantil no BarraShopping, no Rio. De repente, surgiu um paparazzo e registrou as compras.

Era tudo armado. A visita, publicada em sites, rendeu à atriz alguns produtos da loja.

Nenhum comentário: