sábado, maio 25, 2013

Saída negociada - VERA MAGALHÃES - PAINEL

O GLOBO - 25/05

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deve sugerir como alternativa à CPI da Petrobras que a presidente da empresa, Graça Foster, vá ao Congresso dar explicações sobre suspeitas de irregularidades e falhas de gestão. Alves, que recebeu pedido do governo para engavetar a CPI, evita tomar partido sobre o requerimento e diz que não conhece sua fundamentação''. "Mas sei da disposição de Graça Foster para qualquer diálogo que se imponha esclarecedor."

Às falas 
Ministros indicados pelas bancadas da Câmara, notadamente Moreira Franco e Toninho Andrade, do PMDB, e Aguinaldo Ribeiro, do PP, serão chamados a explicar o motivo de tanto apoio de seus partidos à CPI.

Delay... 
Apesar de formalizada por Dilma Rousseff, a indicação de Luís Roberto Barroso para ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) não foi enviada na quinta-feira ao Congresso Nacional.

... burocrático 
Barroso, que soube da nomeação quando se preparava para viajar, não havia enviado seu currículo para a Casa Civil. Com os documentos finalmente entregues, a indicação foi enviada ontem ao Senado.

Turma 
Um dos melhores amigos do futuro ministro é o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que atua em casos de repercussão no Supremo. "Ele não deve nada a ninguém, foi escolhido pelos próprios méritos", elogia Kakay.

Sinais 1 
Considerado uma das grandes incógnitas da fase de embargos de declaração do mensalão, o ministro Teori Zavascki tem concedido audiência a advogados que lhe pedem para entregar memoriais sobre os recursos.

Sinais 2 
Nessas conversas, Zavascki pouco fala. Limita-se a perguntas secas e pontuais sobre o processo. "Não me ofereceu nem um copo d'água'', lamenta um defensor, que saiu do gabinete como entrou, ou seja, sem saber como ele votará.

Exceção 
Celso de Mello e Marco Aurélio Mello têm defendido que, dada a complexidade do mensalão, Ricardo Lewandowski deveria manter o papel de revisor nos embargos de declaração, algo não previsto pelo regimento.

Ensaiada 
A plateia do "Programa do Ratinho" foi orientada a não se manifestar durante a participação de Aécio Neves (PSDB-MG), quinta-feira. "Se você tem algo contra ou a favor, guarde para você'', instruíam funcionários do SBT, que indicavam os momentos de aplaudir.

Aí não 1 
Aliados de Sérgio Cabral afirmam que o governador do Rio ficou irritado com o vazamento de sua fala durante jantar no Palácio do Jaburu, quando disse ver "alternativa" ao apoio do PMDB a Dilma e que seu filho também tem o sobrenome Neves, referindo-se a Aécio.

Aí não 2 
Para Cabral, o vazamento cacifou o vice-presidente, Michel Temer, a posar de "bombeiro'' da crise. Antes da viagem à África, Dilma debateu com Lula as críticas do peemedebista, mas os dois evitaram decisão sobre palanque duplo no Rio.

Linha cortada 
Irritada, Dilma não comunicou Cabral sobre a escolha de Barroso para o STF. O futuro ministro, que assinou ações do governo do Rio contra os novos critérios de distribuição dos royalties do pré-sal, tinha a torcida do governador.

Bonde 
Descartada a candidatura de Celso Russomanno ao governo do Estado, o PRB espera que ele tenha entre 500 mil e 1 milhão de votos para deputado federal. A sigla calcula eleger quatro parlamentares em SP e dobrar a bancada na Câmara.

com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA

tiroteio
"No pior espírito antidemocrático, Sérgio Cabral tenta impedir o eleitor do Rio de Janeiro de escolher o próximo governador."
DO DEPUTADO ALESSANDRO MOLON (PT-RJ), sobre a tentativa do governador de evitar que o senador Lindbergh Farias (PT) concorra ao governo do Estado

contraponto


São tantas emoções
Ao dar início à última palestra de evento sobre as relações Brasil-África nesta semana, pouco antes de o ex-presidente Lula assumir o microfone, o embaixador do Gabão, Jérome Angouo, se disse emocionado por estar ao lado do petista, grande estrela do seminário.

-- Há grandes momentos na vida de um homem: quando a gente casa, quando o filho nasce e o terceiro, para mim, é estar na presença do ex-presidente Lula!

A fala do embaixador foi seguida de risos e palmas calorosas da plateia, que era formada por empresários e diplomatas brasileiros e africanos.

Nenhum comentário: