segunda-feira, maio 20, 2013

PÉ NO FREIO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 20/05

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de SP caiu 0,9% de março para abril e passou de 121,8 para 120,6 pontos, em escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Segundo a Fecomercio, que faz a aferição, a cautela se deve às vendas abaixo do esperado e à "persistência da inflação".

PÉ NO FREIO 2
Um dos subíndices que puxaram a confiança para baixo foi o do otimismo em relação ao futuro, que apresentou queda de 2,8%.

RELÓGIO
Lula nunca demorou tanto para apontar o candidato de sua preferência para a disputa de um cargo como ocorre agora em relação ao governo de SP. Dilma Rousseff foi a sua "eleita" dois anos antes de 2010. Fernando Haddad, no começo de 2011, já era o seu escolhido. Até agora, o ex-presidente já lançou três balões de ensaio: Aloizio Mercadante, Alexandre Padilha e Guido Mantega. Não se decidiu por nenhum.

DEIXA FALAR
Em reunião há alguns dias em SP, dirigentes e parlamentares do PT concluíram que, embora remota, ainda não está descartada a possibilidade de o próprio Lula ser candidato. O balão de ensaio foi lançado publicamente em 2012 pelo marqueteiro do PT, João Santana.

DEIXA FALAR 2
Na análise de petistas, seria a forma de Lula compensar em SP eventual perda de votos de Dilma Rousseff no Nordeste caso Eduardo Campos saia candidato. O ex-presidente, no entanto, descarta taxativamente a hipótese todas as vezes que alguém aborda o assunto com ele.

SOU CONTRA
Silas Malafaia vai atacar o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que obrigou os cartórios do país a registrar casamentos gays, na manifestação que promoverá em Brasília em 5 de junho em defesa da família tradicional, da vida e da liberdade religiosa. "Vou descer a mamona, bater com muita vontade nesse absurdo. Onde já se viu o Judiciário querer legislar?", diz o pastor, que espera reunir 100 mil pessoas no evento.

MURO
E Malafaia afirma que Marina Silva "faz um jogo dúbio" quando fala que não se pode atacar o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por ele ser pastor, mas sim pelas "posições políticas equivocadas" dele. "Ela quer agradar aos evangélicos e à turma do politicamente correto." Malafaia descarta apoiar a ex-senadora à Presidência porque ela não teria "competência para dirigir o Brasil".

PEQUENA DIFERENÇA
O bengalês Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, dará palestra na Câmara Municipal de SP no dia 29. Ele é conhecido como "banqueiro dos pobres" por ser o mentor do microcrédito às pessoas de baixa renda. A entrada é franca.

DE VOLTA AO PASSADO
José de Abreu retornará após 45 anos a Ibiúna (interior de SP), onde foi preso no congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) de 1968. O ator será o apresentador da abertura do Congresso da União Estadual dos Estudantes de SP, em 14 de junho. "Vai ser muito emocionante. Nunca mais fui à cidade, nem passei perto", diz.

PASSAPORTE
E Abreu vai encerrar um mês antes do previsto a temporada da peça "Bonifácio Bilhões" em SP, porque viajará no início do mês para a Suíça. Vai fazer pesquisas para compor seu personagem na nova novela das seis da Globo, "Joia Rara" --um joalheiro descendente de suíços. A última apresentação será no dia 2.

OLHO NA PARCELA
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor lança no dia 25 um projeto na favela de Heliópolis, em SP. O Idec Social pretende levar a comunidades carentes orientações sobre direitos do consumidor. Segundo a organização, 40 milhões de pessoas passaram a fazer parte do mercado consumidor e, por desinformação, cresceram os casos de superendividamento e de abusos nas relações de consumo.

CANARINHOS
O grupo inglês One Direction, que fará seu primeiro show no Brasil no ano que vem, autografou algumas camisas da seleção brasileira para serem sorteadas entre as fãs do país.

EXISTE AMOR
Paolla Oliveira, Juliano Cazarré e Malvino Salvador, protagonistas da novela "Amor à Vida", estiveram na festa de lançamento do folhetim da Globo, anteontem. Os atores Susana Vieira, Marcelo Antony, Leona Cavalli, Tatá Werneck, Danielle Winits, Bruna Linzmeyer e Eliane Giardini, o autor Walcyr Carrasco, o diretor Wolf Maya e o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP) também foram ao evento, no Leopolldo, no Itaim.

CURTO-CIRCUITO
O filme "Faroeste Caboclo" tem pré-estreia para convidados hoje, no Cinemark Iguatemi. Classificação etária não informada.

A Agência Aids comemora dez anos com uma sessão solene na Câmara Municipal, hoje, às 19h.

Marcos Brízido lança "Dinheiro Que Dorme a Onda Leva", hoje, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Laura Pires comandam jantar ayurvédico no Quattrino, no Jardim Paulista.

Andreia Dias se apresenta na volta do projeto Cedo e Sentado, no Grazie a Dio!, às 22h. 18 anos.

A escritora Noemi Jaffe assina o prefácio e organiza o livro "336 Horas" (editora Casa da Palavra), resultado do curso de Escrita Criativa da Casa do Saber, que sai neste mês.

Nenhum comentário: