domingo, maio 19, 2013

Paes aperta o cerco - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 19/05

Cláudio Ferraz, o delegado que coordena a área de transporte complementar do Rio, anuncia amanhã novas áreas da cidade onde vai ser proibida a circulação de vans.
A partir de sábado, vias como Linha Amarela, Estrada Grajaú-Jacarepaguá, Estrada de Furnas, no Alto da Boa Vista, e Túnel da Grota Funda serão interditadas às vans.

Tem mais...
Agora, Flamengo, Glória e Catete também estão entre os bairros onde vans não entrarão.

O poderoso PB
O economista Ricardo Paes de Barros, 58 anos, considerado o maior especialista brasileiro em políticas para erradicar a pobreza, foi escolhido pela prestigiosa revista “Foreign Policy” como uma das 500 pessoas mais poderosas do mundo.

PB, como é mais conhecido, ajudou no desenho de políticas sociais tanto nos governos tucanos como petistas. Atualmente, está na Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Por via das dúvidas
Sexta, ao ler na coluna que Ziraldo fez o cartaz da Jornada Mundial da Juventude, o coleguinha Milton Temer ligou para o amigo e brincou:
— Você virou congregado mariano?
Ziraldo devolveu na hora:
— Faço tudo que a Igreja me pede. Vai que tem céu!

É assim...
A pedido de Dom Helder Câmara, o artista fez em 1961 o primeiro cartaz da Feira da Providência. E não parou mais. Faz até hoje.
Ziraldo foi o autor de uma famosa entrevista com Dom Helder na TV Bandeirantes, a primeira em que o arcebispo falou sobre denúncias contra a ditadura militar.

E o aniversário do Rio?
Todo mundo fala nos grandes eventos do Rio em 2013 (Jornada Mundial e Copa das Confederações), 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos).
Mas há um certo esquecimento de que, entre um evento esportivo e outro, em 2015, comemoram-se os 450 anos da fundação do Rio de Janeiro (1º de março de 1565).
São Paulo, por exemplo, fez uma vasta programação para celebrar a sua data.

Segue...
Como lembra o historiador José Murilo de Carvalho “para o bem ou para o mal, a derrota dos franceses (e tamoios) para Estácio de Sá definiu o futuro português da cidade e, de algum modo, de toda a colônia. Poderíamos estar hoje falando francês e praticando o calvinismo”.

Eldorado na tela
Milton Hatoum vai ter seu primeiro livro transformado em filme.
Será “Órfãos do Eldorado”, com direção de Guilherme Coelho. Dira Paes e Daniel Oliveira serão os protagonistas. As filmagens serão no Pará.

Carimbo no bumbum
Alguém, não se sabe se por gaiatice, pintou este hidrante, na Av. Ataulfo de Paiva, próximo à esquina com a Rua General Artigas, no Leblon, mas não colocou um aviso de tinta fresca.
Sem saber, a carioca Juliana Barcelos, que trabalha por ali, sentou no hidrante e... tadinha!

Delegata
Giovanna Antonelli, a maravilhosa atriz que arrasou em “Salve Jorge”, vai ousar.

No longa “SOS — Mulheres ao mar”, dirigido por Cris D’Amato, olha que legal, a atriz cantará nas cenas.

Gois na Jornada
O belo órgão da Igreja N. S. do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio, que data do século XVII e está sendo reformado há mais de um ano, poderá, agora, ser tocado por portadores de deficiências físicas ou mentais.
É que, na reforma, ele ganhou um software, criado pelo francês Mickael Fourcade, que capta o movimento da pessoa e o transforma em notas musicais. A estreia será em julho, durante a visita do Papa Francisco.

Aliás...
Durante a Via Sacra na Praia de Copacabana, uma das ações mais esperadas da Jornada Mundial da Juventude, a imagem do Cristo Redentor será projetada no mar de Copacabana.

Se a moda pega
A marca Trave, do Polo de Friburgo, lançou, no Salão Bossa Nova, aquele com apoio da Firjan, uma cueca para ser usada durante a prática de esportes. Batizada de Jock, a peça é um... fio dental.

A matéria-prima usada é fibra de... bambu. Caraaaaaamba!

Nenhum comentário: