domingo, maio 12, 2013

O substituto - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 12/05

Guido Mantega recebeu aval de Dilma Rousseff para escolher o sucessor de seu número dois, Nelson Barbosa. O secretário-executivo da Fazenda, que deixará o cargo até julho, havia sido uma opção pessoal da presidente no início do governo. Agora, Mantega convenceu a petista de que precisa de um funcionário de sua estrita confiança, uma vez que entre as funções do auxiliar está a de ser o homem forte do governo em instituições como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Menos um Para auxiliares do Palácio do Planalto, a carta branca de Dilma ao ministro da Fazenda encerra a chance do secretário do Tesouro, Arno Augustin, substituir Barbosa. Ele é hoje um dos principais interlocutores da presidente no governo.

Vem por aí Mantega deverá aproveitar a troca na secretaria-executiva para promover outras mudanças no Ministério da Fazenda.

Conselheiro Durante encontro com Nicolás Maduro em Brasília, na semana passada, o ex-presidente Lula disse ao venezuelano que ele tem que dialogar com outros setores da sociedade não-chavistas e ser um presidente "para todos".

Tudo... Em meio à polêmica da medida provisória dos portos, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) diz que a intervenção de Anthony Garotinho (PR-RJ) durante a votação na última quarta-feira, que suspendeu a sessão, foi negociada com Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

... dominado Segundo ele, a ministra procurou líderes da Comissão de Orçamento e disse que havia concordado em dar ao PR a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias. "Estavam todos combinados", diz Cunha.

Pauliceia 1 O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebe na terça-feira comitiva de deputados estaduais paulistas contrária ao texto da reforma do ICMS aprovado na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

Pauliceia 2 Apesar de não haver consenso sobre o texto, os deputados levarão ao senador carta redigida na sexta-feira com críticas ao projeto aprovado, que beneficia Estados das regiões Norte e Centro-Oeste.

Rede... A Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, procura um administrador para cuidar da gestão financeira do partido. A sigla criará um comitê para centralizar o recebimento e a distribuição da arrecadação.

...S.A. O partido também quer lançar nesta semana um sistema de financiamento coletivo pela internet, que arrecadará fundos para atividades de divulgação e viagens. Também haverá mais dois cafés e um jantar com a pré-candidata até agosto, com adesões de até R$ 700.

Improviso Até agora, as finanças ficaram a cargo de uma associação criada enquanto a Receita não fornecia o CNPJ da Rede. A verba para despesas era depositada nas contas dos militantes.

Global Marina já rodou mais de 20 cidades para coletar assinaturas e esteve em países como Chile, Argentina, Inglaterra e França para divulgar sua nova legenda.

A pé 1 A adesão do PSD ao governo desanimou aliados de Eduardo Campos, que ainda contavam com palanques do partido, principalmente na região Sul.

A pé 2 Campos planejava dobradinha com o empresário Joel Malucelli, possível candidato do PSD no Paraná. Também articulou com a família Bornhausen para ter o apoio do governador Raimundo Colombo (SC).

tiroteio

"Só falta ele voltar a ocupar uma sala no Palácio do Planalto. Resta saber qual dos dois ficaria no gabinete titular."
DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO (RN), presidente do DEM, sobre a agenda de Lula em Brasília na semana passada, com longa reunião com Dilma Rousseff.

contraponto

Fim de papo

O novo presidente do PSDB da capital, Milton Flávio, visitou a Câmara paulistana na última semana, para se reunir com os vereadores tucanos. Ele se aproximou de Andrea Matarazzo, a quem derrotou na disputa partidária, e tentou quebrar o gelo:

-Andrea, gostaria de passar depois no seu gabinete para conversarmos.

-Para falar de política, não -respondeu Matarazzo.

-A gente fala de outra coisa -insistiu o dirigente.

-Também não -encerrou o vereador, que continuou conversando com o colega Ricardo Young (PPS).

Nenhum comentário: