quarta-feira, maio 15, 2013

Novo Cebrade - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 15/05

Carlos Lessa, Fernando Morais, João Pedro Stédile e outros 200 intelectuais e políticos se reuniram para fundar o Instituto de Estudos Políticos e Sociais, dedicado à “defesa da democracia e dos interesses nacionais e da paz”.
A assembleia será segunda, no Rio.

Esquerda volver...
Entre os criadores, o editor Renato Guimarães, que fundou, nos anos 1970, o Centro Brasil Democrático.
Foi este centro que fez o show em 30 de abril de 1981 no Riocentro, alvo da ação terrorista de militares.

Primeiro emprego...
Aliás, o governador Sérgio Cabral trabalhou, quando jovem, no Cebrade.

Rádio do aço
Ontem, na usina da CSA em Santa Cruz, no Rio, dava-se como certo que a Thyssenkrupp havia fechado com Benjamin Steinbruch. Pelo acordo, a CSN ficaria com um terço do negócio. E um outro terço, com os alemães.
A Vale permaneceria com os atuais 27% e também continuaria sendo a fornecedora do minério, embora a CSN tenha minas próprias.

Ouro negro
Com o TCU do Brasil à frente, já está em curso uma auditoria para descobrir para onde vai o dinheiro do petróleo no Brasil, na Argentina, na Colômbia e no Peru.
O TCU atua na nova Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores.

Será que ele é?
A ex- mulher de um craque carioca que joga em São Paulo, após uma união de 15 anos, entrou com processo no Rio para reparação de perdas e danos morais e emocionais.
Descobriu que foi trocada há um ano não por outra... mas por outro.

No estaleiro
O pianista Nelson Freire vai parar de tocar por pelo menos três meses para se tratar de problemas de saúde.
Um recital, marcado recentemente na Sala Pleyel, em Paris, foi cancelado. Sua temporada no Brasil, como solista em concertos da Osesp, da Petrobras Sinfônica e da OSB, está ameaçada.

Duelo de irmãos
Maria Bethânia vai concorrer pela primeira vez como compositora no Prêmio da Música Brasileira, em junho.
Ela é coautora de “Carta de amor”, ao lado de Paulo César Pinheiro, indicada a melhor canção. E terá como concorrente o irmão Caetano Veloso, compositor de “Estou triste”.

Mestre do jogo
Com 11 mandatos, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, brincava ontem com quem comentava sobre o fato de ele convocar uma sessão para segunda-feira, dia dedicado pelos parlamentares a se recuperarem do fim de semana.
— Convoquei para segunda de olho na terça. Se chamasse para terça, corria o risco de só aparecerem aqui na quarta à noite.
Faz sentido.

Sustentabilidade
O Salgueiro terá patrocínio da Nissan. O enredo da escola para 2014, como se sabe, fala sobre sustentabilidade.
A montadora, em parceria com a Renault, é líder mundial na produção de veículos com emissão zero.

Oi, oi, oi
Alunos da Escola de Arquitetura da Universidade Columbia, em Nova York, fizeram um estudo sobre a... Avenida Brasil, a via que liga o Centro à Zona Oeste do Rio.
Elaboraram projetos de ciclovias e passagens de pedestres, inspiradas nas curvas do Rio, e parques integrados às estações da futura Transbrasil.

Caso bondinho
O MP Federal arquivou investigação contra Júlio Lopes, secretário estadual de Transportes, no caso do acidente do bondinho de Santa Teresa, em 2011, que deixou cinco mortos.
A acusação, segundo o advogado Ary Bergher, foi julgada improcedente.

Ópera do gato
O barítono americano Gregory Reinhart, que se apresenta amanhã com a OSB Ópera & Repertório no Teatro Municipal, viaja o mundo levando seu gato persa Biscuit.
Mas o gatinho, coitado, não pôde vir ao Rio. Ele pesa oito quilos, e o limite de peso estabelecido pela companhia aérea é de sete quilos. O gato até fez dieta. Mas não alcançou a meta.

Nenhum comentário: