sexta-feira, maio 10, 2013

Não fui eu - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 10/05

Apontado pelo Planalto como responsável pelo impasse que impediu que a Câmara votasse a medida provisória dos portos, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) reage e culpa o líder do PT, José Guimarães (CE). "O PT atrapalhou a votação." Ele diz que reuniu a bancada e avisou que a derrota não poderia cair no colo do PMDB. Cunha afirma que não é funcionário do Planalto, e sim do partido. "O governo precisa entender que a PEC das Domésticas já foi aprovada. Chega de trabalho escravo."

Guenta Henrique Alves (PMDB-RN) avisou ao líder de seu partido que Dilma Rousseff pediu esforço para votar a MP na próxima segunda-feira. Cunha respondeu que só haverá quórum na terça.

Turnê 1 As próximas escalas das caravanas do PT depois do seminário de hoje, em Porto Alegre, serão em Curitiba (PR), no dia 13 de junho, e em Salvador (BA). Lula irá às duas, e Dilma também será convidada a participar.

Turnê 2 Ainda não está definida a etapa do Rio de Janeiro, onde o PT se choca com o PMDB, que gostaria que o partido apoiasse a candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Mil e uma Convocado a opinar nas principais discussões do Executivo pela presidente, o secretário do Tesouro, Arno Augustin, ganhou o apelido de "bombril'' entre os auxiliares da presidente.

O que é isso... Causou incômodo a declaração de Antonio Patriota de que o Brasil deverá contratar seis mil médicos de Cuba. A avaliação é que o chanceler não deveria ter limitado o programa a cubanos, o que pode lhe dar a pecha de ideológico.

... companheiro? Auxiliares de Dilma queriam que o Mais Médicos fosse adiantado, mas ela só quer lançá-lo após a Copa das Confederações. A iniciativa é a principal bandeira de Alexandre Padilha (Saúde), cotado para o governo de São Paulo.

Encontros Celso Russomanno (PRB) reuniu-se mais de uma vez com interlocutores do governador Geraldo Alckmin (PSDB) nos últimos dias. Em pauta estavam a participação do partido no governo tucano e uma possível aliança para 2014.

Desencontros A aproximação com o PSDB é facilitada pelo ressentimento de Russomanno com o PT. O ex-deputado atribui ao partido sua derrota na eleição da capital, no ano passado.

Olha lá Gilberto Kassab (PSD) fez ontem rodada de conversas com deputados sobre a chance de a Assembleia paulista aprovar o impeachment do vice-governador e ministro Guilherme Afif. Ouviu relatos tranquilizadores.

Cartão... O deputado estadual Campos Machado (PTB-SP) pediu ontem a designação de novo relator para a proposta de sua autoria que reduz o poder de promotores em São Paulo.

... vermelho Machado, que já havia discordado da escolha de Mauro Bragato (PSDB) para o posto, usou como justificativa o fato de que o relator não emitiu parecer no prazo de cinco dias.

Visitas à Folha Robson de Andrade, presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Carlos Alberto da Silva, diretor da CNI em São Paulo, Carlos Alberto Barreiros, diretor de comunicação, e Antonio Carlos Silva, chefe de gabinete.

Fernando Schmidt, embaixador do Chile no Brasil, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Herman Bascuñan, cônsul-geral em São Paulo, e Alejandro Chavez, adido de imprensa.

com ANDRÉIA SADI e PAULO GAMA

tiroteio
"O fio da guilhotina que corta Chico também corta Francisco. Aliados do próprio governo Alckmin não escapariam dessa degola."
DO DEPUTADO MAJOR OLÍMPIO (PDT-SP), sobre declaração de Geraldo Alckmin de que muita gente perderia a cabeça se o povo soubesse o que acontece.

contraponto


Beijo, me liga
O secretário do governo paulista Edson Aparecido (PSDB) conversava com correligionários quando foi interrompido por um assessor, que correu para alcançá-lo com um telefone celular à mão.

-- Secretário, a presidente Dilma na linha.

-- Diga que agora não posso atender. Telefono depois.

Um dos presentes fez cara de espanto com a ousadia da recusa a uma ligação presidencial, mas logo foi tranquilizado por um colega.

--Calma, é Dilma Pena, presidente da Sabesp, não a Rousseff, da República.

Nenhum comentário: