sexta-feira, maio 17, 2013

Na corda bamba - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 17/05

A principal tarefa do senador Aécio Neves depois de se sagrar, amanhã, presidente do PSDB será atrair o DEM para sua candidatura ao Planalto. O partido, que tem tempo de TV, vive momento de dispersão. Seus líderes estão fechando acordos regionais. Hoje, Aécio só tem dois dirigentes de peso ao seu lado: o presidente Agripino Maia (RN) e o vereador Cesar Maia (RJ).

O que fazer?
Enquanto os tucanos esnobam o vereador Cesar Maia, o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o senador Lindbergh Farias (PT) cortejam o DEM. "Tenho conversado com o Rodrigo Maia. Quero eles perto da gente", explica Pezão. O petista também tem procurado os Maias, e seu trunfo é a experiência da aliança PT-DEM na gestão da prefeitura de Nova Iguaçu (RJ). Atual aliado da candidatura Aécio Neves ao Planalto, o DEM conversa com outras forças para não correr o risco de ficar isolado. Como os tucanos querem o apoio do PDT, eles podem ficar tentados a se dividir nos palanques de Cesar Maia e do deputado trabalhista Miro Teixeira.


"A candidatura do PSB (Eduardo Campos) é irremovível. Estamos evitando acirrar ânimos. Temos que proteger nossos governadores"
Roberto Amaral
Vice-presidente nacional do PSB

Sonho de consumo
O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, tem procurado o governador Sérgio Cabral (RJ) para conversar. Aposta num racha entre PMDB e PT, caso se confirme o embate entre seu vice, Luiz Fernando Pezão, e o senador Lindbergh Farias.

Dominado
A oposição já sabia que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), atropelaria na MP dos Portos. Sua leitura é que Renan sofre contestação na bancada do seu partido e tem uma imagem ruim na opinião pública. Nesse contexto, ele não teria condições de se contrapor ao Planalto, pois se segura na boa relação com o governo.

Louça quebrada
Os senadores governistas iam à tribuna, ontem, dizer "sim" à MP dos Portos, mas depois, no cafezinho, reclamavam que o clima era de constrangimento e que essa seria a última vez em que votariam uma MP goela abaixo.

O primeiro a saber
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, foi gentil com o governador Eduardo Campos (PE) no encontro de anteontem, em Recife. Kassab foi informar ao candidato do PSB ao Planalto que seu partido está comprometido com a reeleição da presidente Dilma. O gesto, segundo dirigentes do partido, deve-se ao fato de o PSB ter contribuído na construção do PSD em vários estados.

Os novos socialistas
O governador Eduardo Campos desfilou em Santa Catarina ao lado do ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen e do secretário Paulo Bornhausen (PSD), convidado a ingressar no PSB. Jorge já abriu o voto em favor de Campos.

Êxtase
Desde que o ex-deputado ACM Neto (DEM) afirmou, na tribuna, que daria "uma surra" no ex-presidente Lula que não se via nada igual. Ontem, Mário Couto (PSDB-PA), na tribuna do Senado, berrava: "Fora, Dilma! Fora, Dilma!".

Ansiedade. 
Antes mesmo de ser aberto o painel de votação, a presidente Dilma ligou para felicitar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

Nenhum comentário: