sexta-feira, maio 03, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 03/05

Desembaraço Dia e Noite ainda este mês nos "Big 4"

Os quatro maiores aeroportos de carga do país começam a operar com desembaraço 24 horas até o dia 15 deste mês. Guarulhos, Viracopos (ambos em SP), Manaus (AM) e Galeão (RJ), os big four, respondem por 76% do movimento de cargas aéreas do país, segundo a Secretaria de Aviação Civil. O funcionamento ininterrupto das repartições públicas (Receita, Polícia Federal, Anvisa, Vigiagro, Infraero e Anac) nos terminais deve reduzir de 10% a 15% o tempo total de desembaraço de mercadorias, estima Juliano Noman, secretário de Aeroportos da SAC. "Num primeiro momento, o que fizemos foi reorganizar os turnos de trabalho e deslocar funcionários de áreas administrativas ou escritórios regionais para os aeroportos. Com o tempo, as equipes serão incrementas", diz. O Conaero, comissão interministerial que trata de assuntos aeroportuários, decidiu no dia 18 de abril impor o desembaraço 24 horas nos quatro grandes terminais, até meados de maio. Outros aeroportos, como Confins, entrarão aos poucos no novo regime. São menos urgentes, porque representam 24% da carga. Em 2012, passaram pelos aeroportos do país 1,007 milhão de toneladas de mercadorias.

MAES
Rose Dahis, fundadora da Enjoy, e a filha Amanda Dahis, que trabalha na área de estilo, estrelam a campanha de Dia das Mães da rede de moda feminina. Famílias de clientes também estão nas peças.

A veiculação começa hoje em mídias sociais e nos pontos de venda. As receitas devem crescer 15%.

A grife tem 23 lojas no Estado do Rio.

É FESTA
A marca Maria Mendes, de vestidos de festas, lança hoje coleção prêt-à-porter do verão 2014. A modelo Ana Terra posou para a fotógrafa Gabriela Nehring. As peças circulam hoje em internet e catálogo. Dona de ateliê no Horto, a grife prevê crescimento de 30% nas vendas.

Pela metade
A hotelaria carioca está com 55% de ocupação durante o período da Jornada Mundial da Juventude, em julho.
A maior taxa (70% é a dos hotéis do Centro. É que o público do evento está mais associado à hospedagem econômica. Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, diz que a agência oficial, Havas, cobra sobretaxa nas tarifas.

Sem fio
O TIM Wi-Fi, banda larga sem fio e gratuita da operadora, chegou ao Aeroporto de Jacarepaguá. Passa a cobrir os três terminais do Rio. O serviço já está em 18 aeroportos do país. Até o fim de julho, estará nos de Aracaju, Campo de Marte (SP), Montes Claros e Uberlândia.

Com cartão 1
A Smarter Credit lança, semana que vem, plataforma de gestão mercantil para pequenos e médios varejistas. Até 2018, o projeto terá aporte de R$ 5 milhões. Inicia a operação com rede de captura de pagamentos com cartões. Os lojistas vão receber participação nas vendas. Em breve, deve oferecer vale-presentes.

Com cartão 2
O CDL-Rio e o Sindilojas Rio são parceiros da Smarter Credit. O CDL desenvolveu estudo mostrando a dependência dos lojistas da venda com cartões. Cerca de 15 mil associados usarão o produto na primeira etapa. A ideia é lançar cartão de crédito híbrido ano que vem.

1,7 MILHÃO DE TONELADAS
É o ganho de movimentação de cargas por ano com o desembaraço 24 horas nos aeroportos, diz estudo da Firjan. A entidade participou de reunião no Galeão sobre a organização do serviço, ontem.

Na moda
É crescente a demanda de estrangeiros pelo curso de português da Plan Idiomas. Saiu de 154 alunos em 2010 para 298 em 2012. Este ano, a previsão é de 40% de alta.

Trilíngue
A MegaMatte abre este mês, em Búzios, a primeira loja trilíngue da rede. Atenderá em português, inglês e espanhol. Até o fim do ano, as filiais de Leblon, Arpoador e Vila Isabel serão adaptadas. Tudo a ver com Copa 2014 e Jogos 2016.

Patentes
O INPI bateu a marca de cem pedidos de patentes via web. O sistema estreou há 40 dias.

DE PRESENTE
A Ferni, de calçados e acessórios, escolheu o Dia das Mães para lançar a linha Label. As peças podem ser personalizadas, com impressões em placas de metal. Nas 53 lojas da rede, clientes escolhem o presente e levam um cartão, que dá desconto para o filho. A meta é vender 30% mais.

CIRCUITO DE MODA
O Rio Design Barra inicia hoje o Rio Design Experience, circuito de moda, arte e cultura. Terá ações interativas, como cabine 3-D de prova de roupas. Quer promover os dias das Mães e dos Namorados. O mall investiu R$ 500 mil. A campanha começa a circular amanhã, na web. A Script assina. Já a ZONAInternet criou concurso cultural no Instagram.

Quem vai
Cesar Cunha Campos, da FGV Projetos, faz seminário em NY, dia 15, sobre o Brasil e a conjuntura mundial. É parceria com a Brazilcham. Paul Volcker, ex-Fed, e Carlos Langoni, ex-BC, participam. No fim do mês, em Paris, Campos fala sobre o país em encontro da OCDE.

Outra cor
A Braskem desenvolve embalagens plásticas inteligentes, junto com a Universidade de Clemson (EUA). Os invólucros vão mudar de cor, se o produto estiver impróprio para consumo. Devem chegar às prateleiras em 2017.

Quem vem
O paisagista Enzo Enea vai assinar projeto do Grupo Related em São Paulo. O suíço tem 500 jardins e sedes de empresas em Europa, EUA e Japão no currículo. Mark Little, vice-presidente da GE, dá palestra no Parque Tecnológico da UFRJ na próxima terça, dia 7.

Nenhum comentário: