terça-feira, maio 28, 2013

Disputando os votos de Minas - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 28/05

A presidente Dilma vai tornar realidade tese de seu adversário na sucessão, senador Aécio Neves (PSDB-MG), e aumentar os royalties da extração do ferro de 2% do faturamento líquido para 4% do bruto. Minas Gerais, cujos votos elegeram Dilma e Lula, é a grande beneficiária da mudança. O lançamento do novo código do setor mineral está previsto, com pompas, para 18 de junho, no Planalto.

Os batedores
As Olimpíadas no Rio serão em 2016, mas o Comitê Olímpico da Holanda já alugou uma casa na Urca para servir de base. Eles virão antes para saber como funciona a cidade e conhecer locais, equipamentos e instalações para os Jogos.

"Com o pedido do registro da Mobilização Democrática, parlamentares do PPS e do PMN estão liberados para sair. Quem quiser sair, a hora é agora" 

Saulo Queiroz Secretário-geral do PSD

Mudar o disco
O vice Michel Temer está defendendo que o governo Dilma evite o envio de MPs ao Congresso e opte mais por propor via projetos de lei. Argumenta que os projetos não caducam, como as MPs, e podem ser votados em regime de urgência.

Balão de ensaio
O Partido da Mobilização Democrática (fusão PPS-PMN) está em busca de um candidato ao Planalto. O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), na foto, ainda sonha com a filiação do ex-governador José Serra. Já o vereador Ricardo Yung (SP), que é muito ligado a Marina Silva, trabalha com a filiação da ambientalista caso a Rede não se crie.

O fim de um mito
A barbeiragem da Caixa, no pagamento do Bolsa Família, irritou a presidente Dilma. Um ministro, com gabinete no Planalto, diz que a presidente está brava com o presidente da CEF, Jorge Hereda. É que o erro da instituição potencializou o boato do fim do programa e a corrida às agências do banco. Mas a oposição também está em cima da gestão Hereda. Ocorre que, passados mais de 90 dias do fim do exercício de 2012, a Caixa não enviou à Comissão de Valores Mobiliários nem tornou pública, como prevê a lei, a prestação de contas das aplicações do Fundo de Investimento do FGTS. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai notificar a CEF e a CVM para obter informações.

Bate-papo em Congonhas
Respondendo ao deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), o presidente do PT, Rui Falcão, diz: "O Lindbergh é candidato mesmo (ao governo do Rio). O PMDB não vai lançar candidato a governador no Rio Grande do Sul?" Logo depois, segundo o tucano, o petista acrescenta: "A não ser que o (vice Luiz Fernando) Pezão chegue ao ano que vem muito forte, e o Lindbergh, em baixa."

Na parque do Mickey e do Pateta
Pegaram mal no governo as férias da ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) no olho do furacão dos problemas do Bolsa Família. Ela foi levar a filha adolescente para conhecer e brincar na Disney, em Orlando, nos EUA.

Sobrevivência
Os partidos Rede e Solidariedade pediram ao STF para serem ouvidos no mandado de segurança, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), contra a lei que prejudica criação de novos partidos. A votação foi suspensa pelo ministro Gilmar Mendes.

Nenhum comentário: