terça-feira, maio 14, 2013

Desfalque - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 14/05

A única governadora do DEM, Rosalba Ciarlini (RN), recusou-se a participar do programa nacional de TV do partido. Ele vai ao ar no dia 6 de junho e será acidamente crítico ao governo Dilma. Os marqueteiros do Democratas mandaram um texto por escrito sugerindo o que a governadora deveria dizer para os telespectadores. Ela não gostou do que leu e pediu para ficar fora do programa.

Adeus às ilusões
Parlamentares experientes dizem que são "pueris" as ameaças do governo ao líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por causa da MP dos Portos. Alegam que ele não está só e que há outros partidos aliados apoiando a emenda aglutinativa, notadamente o PSB e o PR. Quanto às ameaças de demissões, avaliam que seria um erro, pois aliados que hoje estão contra essa MP amanhã estarão a favor de outra, e vice-versa. E, se esse modelo virar regra, o "demite e nomeia" não teria fim. Baseados na experiência dos governos Fernando Henrique e Lula, explicam que, quando a oposição é frágil, os interesses conflitantes na sociedade se organizam no interior da própria base governista.



"Estar aqui não significa que venho à Câmara para dizer amém ao governo ou à Fiesp"
Beto Albuquerque
Líder do PSB (RS), sobre a mobilização para votar a MP dos Portos

A costura
Depois de não aparecer na reunião com a ministra Ideli Salvatti sobre a MP dos Portos, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), reuniu-se à tarde com o vice Michel Temer e os ministros Gleisi Hoffmann e José Eduardo Cardozo.

Tipo exportação
O presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, está na Guatemala, onde amanhã fará exposição sobre a experiência da relação do Brasil com o Paraguai na hidrelétrica. Autoridades da Guatemala e de El Salvador estarão presentes, pois eles vão construir usina similar na fronteira. A Guatemala também planeja construir usinas com o México.

Antecipando obras
A lista de encargos da Fifa para a Copa não inclui as obras de mobilidade urbana que estão sendo tocadas pelo governo. Os governos Lula e Dilma as incluíram para que elas pudessem ser feitas pelo Regime Diferenciado de Contratação.

Royalties para a Saúde
A bancada da Saúde avisou ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), que a proposta de destinar 100% dos royalties do petróleo para a Educação enfrentará resistência. Ela quer que 50% fiquem com a Saúde. Alegam que faltam verbas para o setor nos municípios. "A Educação já tem uma fatia muito grande", argumenta o deputado Osmar Terra (PMDB-RS).

Dramalhão
As queixas de integrantes da base aliada com as reuniões da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) com prefeitos são minimizadas pelo Planalto. Alegam que se reunir uma vez na vida com prefeitos não tira o papel de ninguém.

Estamos conversados
Sobre candidaturas ao governo do Rio, a direção nacional do PT diz que a cúpula do PMDB "não foi taxativa", nas reuniões eleitorais, nem é cabível "ultimato". O PT trabalha com o cenário de duas candidaturas, a do PMDB e a do PT.

PARA O GOVERNO, o vice de Loterias da Caixa, Fábio Cleto, é do líder Eduardo Cunha. Para o PMDB, é do presidente da Câmara, Henrique Alves.

Nenhum comentário: