quinta-feira, maio 30, 2013

De Minas para o Brasil - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 30/05

O programa de TV do PSDB que vai ao ar hoje é uma tentativa de apresentar Aécio Neves como alguém capaz de dialogar de igual para igual'' com o eleitor mais pobre. Usando camisa para fora do jeans, o presidenciável tucano viaja de van pelo interior de Minas, conversando com artesãs, um agricultor e estudantes. O mote são programas criados por ele no governo do Estado. A crítica ao PT é focada na inflação: Aécio diz que o PSDB construiu a estabilidade, que estaria ameaçada.
-
Símbolo Na roda de conversa sobre a volta da inflação, que toma 2 dos 10 minutos do programa tucano, uma eleitora diz que "o tomate chegou a dez reais o quilo''.

SP O aceno à ala paulista do PSDB fica por conta de trechos dos discursos de Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso e José Serra durante o evento em Brasília.

Não tá no gibi Do líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), sobre Tereza Campelo ter viajado no auge da crise com o Bolsa Família, que coordena: "Para ver o Pateta, a ministra não precisava ir à Disney. Bastava visitar a presidência da Caixa''.

Na mira Acostumados a criticar a condução política de Ideli Salvatti (Relações Institucionais), peemedebistas agora apontam Gleisi Hoffmann como principal alvo de queixas no Planalto.

Escudo Henrique Eduardo Alves (RN) questionou a ministra da Casa Civil sobre as críticas feitas por ela ao PMDB em reunião de petistas anteontem, no Planalto. Ela se disse surpresa com a divulgação da declaração "fora de contexto'' e disse saber da importância do partido.

Opa Gleisi ainda discutiu com Renan Calheiros (PMDB-AL) devido à votação da MP da redução na conta de luz. Ao cobrá-lo por ter sido informada pela imprensa de que não haveria votação, teria ouvido de Renan que o presidente do Senado era ele.

Multiplicação Colaboradores da Rede estimam já ter recolhido cerca de 5.000 assinaturas para a criação do partido de Marina Silva em igrejas evangélicas. Foram distribuídas cerca de 60 mil fichas de apoio nos templos.

Pressão O PTB mobilizou dez prefeitos para fazer um périplo por gabinetes da Assembleia paulista, na semana que vem, defendendo a proposta que reduz o poder de promotores, de autoria do presidente estadual do partido, Campos Machado.

Pode ser A CUT (Central Única dos Trabalhadores), ligada ao PT, solicitou estudo do Dieese e análise do seu departamento jurídico para decidir se acompanha a Força Sindical ação na Justiça pedindo a revisão do FGTS para filiados a seus sindicatos.

Álibi A Força Sindical diz que a reivindicação não é uma tentativa de desgastar o governo Dilma e usa o fato de a CUT estudar aderir à ação judicial como prova.

Sinto muito "Não tem a ver com quem apoia governo ou não. Se tivermos parecer dizendo que a questão lesa os trabalhadores, entraremos com ação", diz o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Veja bem A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo diz que a proposta de revisão da Lei Orgânica não é sigilosa e pode ser consultada pelos procuradores no site do órgão.

Visita à Folha Fábio Jatene, presidente do Conselho Diretor do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Edison Tayar, diretor-executivo do Incor.

com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA
-
tiroteio

"Este novo Pibinho' de 0,6% representa exatamente a nota que o governo medíocre da presidente Dilma Rousseff merece receber."
DO DEPUTADO RUBENS BUENO, líder do PPS na Câmara, sobre o resultado do PIB, divulgado ontem, que aponta crescimento de 0,6% no primeiro trimestre.
-

contraponto

Quem é o chefe?
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) explicava a ausência do ex-presidente Lula em evento com moradores de rua em São Paulo anteontem.

Disse que acabara de falar com ele por telefone e que ex-chefe havia lamentado não poder comparecer ao ato, no qual também estava o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), uma vez que se identificava com a causa.

--Ele me disse: Gilberto, eu até gostaria de ir, mas como já apareci ao lado do Haddad na segunda-feira, daqui a pouco vão dizer que sou subprefeito dele!' --justificou o ministro, citando as palavras do petista.

Nenhum comentário: