terça-feira, maio 28, 2013

Cravo e ferradura - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 28/05

O Ministério da Saúde deve anunciar nas próximas semanas a abertura de 12 mil novas vagas de residência para a formação de médicos brasileiros. O anúncio será feito junto com a finalização do programa de "importação" de estrangeiros para trabalharem em regiões carentes do país. O projeto tem sido bombardeado por entidades que representam os profissionais nascidos aqui.

EM FALTA
As duas medidas serão embaladas em números que reafirmam a carência de médicos no país. Apesar de formar cerca de 16 mil doutores por ano, o Brasil tem 1,9 médicos por mil habitantes, contra 3,2 da Argentina, 4 da Espanha e 6,3 de Cuba.

PASSEATA
E hoje um grupo de secretários estaduais e municipais de saúde do Norte e do Nordeste devem se manifestar em favor do programa de "importação". O encontro será no Maranhão, que tem 0,6 médicos por mil habitantes.

BOA HORA
"A pressão deles é muito grande", diz o ministro Alexandre Padilha, da Saúde, reafirmando que o projeto caminhará mesmo sob críticas. E mais: a demanda seria por 9.000 médicos estrangeiros, e não 6.000, como anunciou o Itamaraty. "O mercado nos grandes centros está aquecido e é difícil atrair médicos brasileiros para regiões remotas", afirma ele.

ESPELHO MEU
A atriz Marina Ruy Barbosa, que posou para o fotógrafo André Schiliró, entra hoje na novela "Amor à Vida", da Globo; no folhetim, sua personagem sofrerá de uma doença terminal e poderá ter de raspar o cabelo

Um brinde aos noivos
A consultora de moda Patsy Scarpa Nikolaeff e o empresário Felipe Malamud se casaram na sexta-feira, na igreja Nossa Senhora do Brasil. O conde Chiquinho Scarpa e sua namorada, Marlene Rito Nicolau, a apresentadora Sabrina Sato, os empresários Marcos Derani, com sua mulher, Tania, Paulo Velloso, com Ana Maria, e Renata Queiroz de Moraes participaram da cerimônia, cuja festa foi na Casa Fasano.

Tom no parque
A cantora Vanessa da Mata apresentou show com repertório do compositor carioca Tom Jobim, anteontem, no Parque da Juventude, em São Paulo. A direção do espetáculo foi de Monique Gardenberg.

JORNADA ELEITORAL
O ex-ministro José Dirceu (PT-SP) não viaja pelo país apenas para falar sobre o mensalão. Em suas andanças recentes pelo Norte e Nordeste, ele se encontrou também com governadores e dirigentes do PSB, partido que estuda lançar Eduardo Campos a presidente em 2014. Dirceu articula para esvaziar a candidatura.

ASSIM SERÁ
Em um dos encontros, com o governador Camilo Capiberibe, do Amapá, por exemplo, ele foi claro: o partido romperá a aliança estadual para reelegê-lo caso Campos se candidate contra Dilma Rousseff. Dias depois, Capiberibe tornou pública sua resistência ao projeto de Campos.

XADREZ
Dilma Rousseff tem defendido rompimento imediato com Eduardo Campos. Lula prefere esperar. Mas está um tanto confuso com os movimentos do governador de Pernambuco, que ora avança, ora recua na pré-candidatura presidencial.

BAILAM CORUJAS
Ney Matogrosso fará o show de encerramento da 12ª edição do Festival de Arte Serrinha, que ocorre de 8 a 28 de julho, nos arredores de Bragança Paulista (SP).

TIPO EXPORTAÇÃO
A companhia Os Satyros levará a peça "Filosofia da Alcova", encenada desde 1993, para a mostra Hollywood Fringe, em Los Angeles, em junho. A versão em inglês foi batizada de "Philosophy in the Boudoir". O espetáculo será montado ainda em Nova York e voltará em cartaz em agosto, em SP.

DISPUTA NO CELEIRO
O Jockey Club de São Paulo afirma que já teve prejuízo de R$ 6 milhões por causa da suspensão da construção de uma arena multiuso em sua sede, por falta de alvará. Por causa disso, eventos da produtora XYZ Live foram transferidos para outros lugares. Eduardo da Rocha Azevedo, presidente da entidade, já pediu novo encontro com o prefeito Fernando Haddad (PT-SP), que deve ocorrer na semana que vem. O Jockey de SP é tombado.

A CÉU ABERTO
Paulo Vanzolini poderá dar nome à passarela que fica dentro do parque Trianon, sobre a alameda Santos, em SP. O local foi escolhido para a homenagem porque o zoólogo e compositor, morto no dia 28, pesquisava biomas como a mata atlântica, que compõe a área. O vereador Marco Aurélio Cunha (PSD) assina o projeto, que será votado na Câmara Municipal.

CURTO-CIRCUITO
Retratos feitos pela cantora Patti Smith estarão na mostra coletiva "Dark Paradise", a partir do dia 15, na Galeria Nara Roesler.

A ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) realiza premiação hoje, às 20h, no Sesc Vila Mariana.

O filme "Odeio o Dia dos Namorados" tem pré-estreia para convidados hoje, às 21h, no shopping Cidade Jardim. 12 anos.

A editora digital Descaminhos faz festa de seu lançamento, na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho, em Pinheiros.

Maria Gadú canta hoje no teatro Bradesco, na Pompeia. 12 anos.

Nenhum comentário: