domingo, maio 12, 2013

Choque de gestão - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/05

O futuro presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), pretende inovar e modernizar a administração do partido. Isso implica em ampliar vagas na Executiva e descentralizar poderes e tarefas. Ele contratou o consultor Caio Marini (Instituto Publix) para esculpir esta reengenharia. Candidato ao Planalto, Aécio quer excluir da direção quem procura cargos honoríficos. Só quer quem trabalha.

Os rifados
Não há lugar na chapa do PT na Bahia para o vice da CEF, Geddel Vieira Lima. Nem há para o líder no Senado, Eunício Oliveira, na chapa do PT do Ceará e na do governador Cid Gomes (PSB). No Rio, o PT rejeita a liderança do governador Sérgio Cabral. Por isso, eles se sentem excluídos do projeto de poder do PT. E advertem que não é fácil aprovar numa convenção do PMDB, sem seus votos, a manutenção da aliança. Lembram que em 1998, a despeito do poder do PSDB, não foi aprovado o apoio à reeleição do ex-presidente FH. E querem que o PMDB fale duro, como em 2010, diante de um presidente Lula que queria o senador Hélio Costa na vice da presidente Dilma.

"Amigos meus estão fazendo muita intriga" 

Michel Temer Vice-presidente da República e presidente do PMDB, sobre a tensão e a ansiedade no partido com a indefinição dos palanques regionais

Ciumeira
Os deputados aliados estão inquietos com a série de reuniões da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) com os prefeitos nos estados. Reclamam que isso reduz sua interlocução com as bases e seu papel de porta-voz das boas novas.

O motivo
Interlocutor da presidente Dilma confirma que ela só avalizou a candidatura do embaixador Roberto Azevêdo, para a OMC, na última hora (28/12/2012). A explicação: "Dilma queria saber quem seriam os candidatos e avaliar se Azevêdo tinha chance. Não queria repetir a candidatura de Luiz Felipe Seixas Corrêa (foto), derrotada por Pascal Lamy" (2005).

Protecionismo para todos os gostos
Os europeus retomaram crítica ao protecionismo do Brasil após a derrota na OMC. Mas para o governo brasileiro, o resultado revelou que a maioria dos países estão alinhadas com a tese do Brasil sobre comércio internacional. Antes dos emergentes abrirem suas economias no setor de serviços, os europeus terão de abrir seus mercados agrícolas, fortemente subsidiado.

Fora do tom e do ritmo
Os petistas não param de criticar os partidos aliados, sobretudo o PMDB, no processo de votação da MP dos Portos. Diante do que ocorreu no Senado e na Câmara, o líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), sentencia: "Há alguns equipamentos desafinados nesta orquestra".

O carimbo
Por conta das conversas para avaliar palanques estaduais para a sucessão presidencial do ano que vem, a presidente Dilma, o ex-presidente Lula, o ministro Aloizio Mercadante,e Rui Falcão, presidente do PT, estão sendo chamados no PMDB de "o quadrado mágico do PT".

Identidade própria
O ex-presidente Lula aconselhou o presidente Nicolás Maduro (Venezuela) a conter seu ímpeto guerreiro. Sugeriu o diálogo "com quem ganhou e com quem perdeu as eleições". E afirmou que ele não se firmaria só na sombra de Hugo Chàvez.

O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS (PSB-PE) retoma sua caminhada. Na quarta-feira, fará palestra na maior cidade de Santa Catarina, Joinville.

Nenhum comentário: