domingo, maio 26, 2013

Calma, gente - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 26/05

A indicação de Luís Roberto Barroso para a vaga no STF reacendeu nas redes sociais uma velha rixa entre estudantes de Direito da Uerj (chamada de Congo por um grupo de alunos, por causa da presença de cotistas negros) e da UFRJ.

Foi assim...
No perfil do Facebook “Uerj da depressão”, a turma da faculdade festejou a escolha de Barroso: o post “Uerj no Supremo” citava que ele será o terceiro professor da universidade no STF. Os outros são Joaquim Barbosa e Luiz Fux.
Ao que um aluno da UFRJ provocou: “Correm boatos de que a próxima indicação para o STF será Mr. Catra (famoso funkeiro negro), que também é do Congo”.

Ou seja...
Parece preconceito.
E é. 

Pausa nas UPPs
Dia 3, Cabral inaugura a 34ª UPP no Cerro Corá/Guararapes, no Cosme Velho. A próxima só em agosto.
Por causa da Copa das Confederações e da Jornada Mundial, o governo vai dar um tempo. Ao lado de Romário
Edmundo, o animal, quer ser candidato a deputado federal.

A hora é esta
A Azul, terceira maior empresa aérea do país, protocolou sexta na CVMo pedido para lançar ações no mercado (o nome técnico é IPO). O lançamento sempre esteve nos planos desde a fundação, em 2008. 


É o cacete
Veja como o Brasil abusa do uso da língua inglesa. Um festival de pipas que começou ontem em São Paulo tem o nome de Kite in Night Fest.

Greve de servidores
O balanço das greves do ano passado publicado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas (Dieese), na semana passada, mostra que de cada duas greves uma ocorreu no setor público. Em 2012, foram 461 paralisações na esfera privada e 409 na esfera pública.

Só que...
A greve de servidores públicos costuma demorar a terminar. Ainda segundo o Dieese, no ano passado, ocorreram 101 greves com mais de 30 dias de paralisação. Dessas, 87 foram no setor público.

Aliás...
Por que há tantas greves de funcionários, muitas vezes, em setores-chave como saúde e educação? Cartas para a Redação.

Preciosidades
A Universal Music lançará dois discos de Edu Lobo inéditos em CD no Brasil. Trata-se de “Tempo presente”, gravado em 1980, que traz a bela interpretação de Edu para “Desenredo”, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, e “Camaleão”, de 1978.

Imprudentes antropófagos
Veja o tesouro descoberto pela pesquisadora Regina Wanderley no acervo do Instituto Histórico e Geográfico
Brasileiro.

Um desenho inédito com lindo texto dos “imprudentes antropófagos”: Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Endereçado ao jornalista Prudente de Moraes Neto e à mulher dele, Inah, tem coqueiros, casinha e cactos.

Ipanema rural
Quem pescou estes dados foi Mauro Osório, economista especializado em economia fluminense. O Censo 2010 aponta que, entre os 92 municípios do estado, o que tem mais gente no setor agropecuário — 9.299 — é o Rio!
Mais que Campos, que tem 9.078 pessoas trabalhando na roça.

Segue...
Para Osório, a posição do Rio se deve, principalmente, à presença, em Santa Cruz e Campo Grande, de produção de caqui, coco, chuchu e inhame e de produção de plantas ornamentais. Essa última é estimulada pelo Sítio Burle Marx, em Guaratiba.

Baratinha da casa
O restaurante do Caiçaras, o clube de bacanas na Lagoa, no Rio, foi interditado, sexta, por falta de... limpeza.
A Vigilância Sanitária municipal encontrou, eca!, muitas baratas por lá e 12kg de comida fora da validade.

Calça da ‘delegata’
A delegada Helô, de Giovanna Antonelli, ainda está na boca do povo.

Ontem, uma madame passava toda-toda pela Rua das Laranjeiras quando ouviu um gaiato falar: “Olha a delegada, toda chique. Tá de pantalona, é delegada. Tá de cigarrete, é presidiária.”

Nenhum comentário: