quinta-feira, abril 11, 2013

Um rosário de ressentimentos - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 11/04

O DEM reclama que foi massacrado pelos tucanos em 2012, quando o partido esperava eleger um número maior de prefeitos em Minas Gerais e São Paulo. Protesta contra a implosão da candidatura de Valéria Pires ao Senado, no Pará, em 2010. O Democratas quer o PSDB alinhado com a candidatura do ex-prefeito Cesar Maia, que tem 10% nas pesquisas para o governo do Rio. Questiona os tucanos por apoiarem "a fórceps" o prefeito ACM Neto em Salvador. O líder na Câmara, Ronaldo Caiado, quer equidistância em Goiás, onde pretende disputar o governo contra a reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB). O partido vai vender caro o seu tempo de TV.

Correção de rumos
O Ministério das Cidades vai baixar portaria determinando que, a partir de agora, todos os contratos do Minha Casa Minha Vida terão de incluir a construção de escola e posto de saúde. Os já entregues serão enfrentados caso a caso.

Batendo cabeça
O líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), contesta o governador Cid Gomes (CE), contrário à candidatura própria ao Planalto: "A forma de acumular forças é concorrendo e não ficar no alambrado aplaudindo o time dos outros."

Dois para lá, dois para cá
A desenvoltura do governador Eduardo Campos (PE) não recebe só elogios no PSB. O prefeito socialista Alexandre Cardoso (Duque de Caxias) pergunta: "Posso ser governo nos cargos e oposição no discurso?" Sobre a fusão PSB-PPS, argumenta: "Como pode? Eles apoiaram oito anos o governo FH, e eu era oposição. Apoiei oito anos o governo Lula, e eles fizeram oposição."

O novo ministro será o relator
Por conta da demora da presidente Dilma em indicar o sucessor de Ayres Britto no STF, juristas avaliam que não haverá tempo para julgar, no ano que vem, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pelo chamado "mensalão mineiro".

Previsão do tempo
Especialistas em eleições e vida partidária avaliam que a sucessão presidencial vai sair da agenda no final de setembro. Acreditam que os atuais movimentos se devem ao prazo de filiação para pré-candidatos ao Legislativo em 2014.

Nada será como antes
Temendo que o aliado embarque no projeto Eduardo Campos (PSB), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) reuniu-se ontem com a cúpula do DEM. Seu presidente, senador José Agripino (RN), reclamou que os tucanos não respeitam compromissos. Disse que o objetivo de seu partido é eleger 50 deputados federais em 2014. E que, para isso, fará alianças estaduais com PSB, PDT e PMDB.

Fura fila
O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), pediu aos presidentes das comissões que selecionem dois projetos relevantes de suas áreas. Sua intenção é dar urgência para sua votação. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pretende fazer o mesmo. O objetivo é melhorar a imagem do Congresso na sociedade.

O empresário Joesley Batista continua na J&F (holding da JBS). O pré-candidato do PMDB ao governo de Goiás é o seu irmão José Batista Júnior.

Nenhum comentário: