sábado, abril 27, 2013

Torpedo Ilegal - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 27/04

Das 5 bilhões de mensagens de texto enviadas mensalmente no Brasil, 35% utilizam as chamadas rotas ilegais. Desse total, 30% são de SMS corporativos enviados por meio de "chipeiras", espécie de máquina que utiliza chips pré-pagos de várias operadoras para fazer "spam". Já 5% dos torpedos partem de operadoras instaladas em outros países.

PAINEL
A adoção das rotas ilegais é uma forma de burlar o sistema de cobrança das operadoras, roubando os códigos das empresas para não pagar pelos torpedos. Os dados, coletados em pesquisa do MEF (Mobile Entertainment Forum), serão apresentados no evento Tela Viva Móvel, em maio, em São Paulo.

NA PRATELEIRA
José Luís Próspero afirma que sua saída do cargo de diretor-presidente da editora Saraiva, função que ocupava desde 2005, foi de comum acordo com a empresa. "Vou continuar mantendo vínculos para novos projetos", diz. A sua saída intensificou os rumores de que a editora estaria sendo vendida para a Amazon, maior varejista on-line do mundo. Ele não comenta.

VIAJAR É PRECISO
Se política externa pudesse ser feita "por fax e por e-mail, a Hillary Clinton não teria viajado tanto, o [Henry] Kissinger também não", diz Lula em entrevista para o livro "Dez Anos de Governos Pós-Neoliberais no Brasil: Lula e Dilma", organizado por Emir Sader, que chega às livrarias em maio. "A relação humana produz uma química entre as pessoas. Você tem que conversar, pegar na mão, abraçar a pessoa. Tem de olhar no olho."

QUASE TUDO
O mensalão não foi tema da entrevista de duas horas e meia concedida em fevereiro a Sader e ao sociólogo Pablo Gentili --e que tem sido anunciada como o primeiro balanço de Lula sobre sua gestão. O petista confirmou presença no Centro Cultural São Paulo, no dia 13, para o lançamento do livro da editora Boitempo. A primeira tiragem é de 4.000 exemplares.

ADEUS, SÉCULO 19
E já tem data o lançamento do livro "1889" (Globo Livros), de Laurentino Gomes, que fecha a trilogia "1808" e "1822". As duas obras chegaram, juntas, a mais de 1,5 milhão de cópias. O novo trabalho do jornalista será apresentado ao público durante o fim de semana de abertura da 16º Bienal do Livro do Rio, que ocorre entre 29 de agosto e 8 de setembro.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Mariana Weickert comanda, a partir de quarta-feira, boletins diários sobre moda, gastronomia e qualidade de vida na rádio Iguatemi Prime.

Em junho, a modelo estreará como repórter do programa "A Liga", da Band.

SOBE SOM
Arthur Britto, Bernardo Rolla, Marcelo Tché, Pata e Pedro Pepe, da banda Holger, lançam hoje, no Museu da Imagem e do Som deSP, o clipe "Great Strings", dirigido por Luciano Ferrarezi (terceiro a partir da dir.) com apoio da Mixer, representada por Seb Caubron.

MUSEU PARTICULAR
A exposição "Modernidade - Coleção de Arte Brasileira Odorico Tavares" foi inaugurada, anteontem, no Museu Afro Brasil. O diretor da instituição, Emanoel Araujo, recebeu convidados como José Roberto Marcelino, diretor do Banco Safra, a galerista Andrea Rehder e a atriz Sephora Venites. Luciano Tavares, neto do colecionador Odorico Tavares, foi conferir a mostra.

SALVE HÜSEYIN
A curadora Kiki Mazzucchelli inaugurou a exposição "Istambul Agora 2013", no Sesc Pompeia, com peças do turco Hüseyin Bahri Alptekin, morto em 2007. Camila Rocha, viúva do artista, e seu filho, Marino Alptekin, o arquiteto Alvaro Razuk e Amanda Rodrigues Alves, da galeria Fortes Vilaça, estiveram no vernissage anteontem.

CURTO-CIRCUITO
Fafá de Belém cantará no largo do Arouche, dia 19, durante a Virada Cultural.

É hoje o último dia da exposição "Circuito de Narrativas Líquidas", de Stela Barbieri, na Galeria Central, na Vila Madalena.

A banda Double You faz show na festa Sunset Clubinho, hoje, às 16h, no La Luna, no Butantã. 18 anos.

O projeto Espantaxim premia amanhã, no MAM, os campeões do 2º Concurso Nacional Literário Infantil.

Marcos Quintela, presidente da agência Y&R, receberá o prêmio Líder de Comunicação 2013, neste fim de semana.

O DJ Fernando Figueiredo e o músico Bruno Villa Maior farão a trilha da abertura da Copa das Confederações, em junho, em Brasília.

Nenhum comentário: