segunda-feira, abril 01, 2013

Remédio Rastreado - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 01/04

Todos os medicamentos fabricados no Brasil passarão a sair de fábrica com um código de barras bidimensional. Em discussão na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior desde 2008, a chamada "norma da rastreabilidade" será publicada nesta semana. Vai ser definido um prazo para que a indústria se adapte à nova determinação.

REMÉDIO RASTREADO 2
O código de barras e pontos visa deixar os medicamentos menos vulneráveis à fraude. Deverão constar em cada caixa de remédio uma sequência de 13 números, mais o número do lote e a data de validade.

Os objetivos são dificultar falsificação, facilitar recolhimento de lotes com problemas e evitar evasão fiscal.

ENERGIA LIMPA
Segundo estudo da Secretaria Estadual de Energia, São Paulo tem potencial para gerar 12 terawatts/hora (TWh) por ano de energia solar, considerando apenas a melhor faixa de incidência do sol anual. O que seria suficiente para abastecer aproximadamente 4,5 milhões de residências em um ano.

ENERGIA LIMPA 2
O dado faz parte de um levantamento que será lançado na quarta-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e pelo secretário José Aníbal, durante a abertura do Seminário Internacional sobre Biomassa, Biogás e Eficiência Energética.

Representantes de Áustria, Alemanha, África do Sul, EUA, Canadá e China participarão do evento no Palácio dos Bandeirantes.

TERRA NOSTRA
Barbara Berlusconi, filha do ex-premiê italiano Silvio Berlusconi, confirmou presença na programação VIP da SP-Arte nesta semana. Namorada do jogador Alexandre Pato, a italiana é fundadora da galeria Black Card Box, em Milão. Ela terá acesso preferencial a uma série de atividades da feira de arte, como visitas a ateliês e a exposições acompanhadas de curadores, jantares e festas.

SHOW
Levemente inspirada no Super Bowl, final do torneio de futebol americano, a Confederação Brasileira de Voleibol contratou Ulysses Cruz, que já dirigiu o "Criança Esperança" (Rede Globo), para transformar as finais da Superliga de vôlei em um megaevento esportivo.

SHOW 2
Intitulada "Isso É Vôlei", a iniciativa visa tornar os campeonatos mais atrativos para patrocinadores e televisão. Diferentemente do evento americano, porém, não haverá apresentações musicais. A ideia é criar gincanas e promoções para engajar o público.

PRONTA PARA O BIQUÍNI
Tainá Muller, na foto com Polaroid, gata do fotógrafo, entra nesta semana na novela das seis da Globo, "Flor do Caribe". Para o papel de Ludmila, a atriz aparecerá muito de biquíni e resolveu emagrecer três quilos. "Fiz uma dieta detox. Cortei glúten, lactose, café. Foi difícil", diz.

Neste ano ela também estará nos cinemas com o filme "As Fantásticas Aventuras de Um Capitão", de Marcos Jorge.

ANTES DE O COELHO CHEGAR
A revista "Billboard Brasil" festejou sua reformulação com show da banda Passion Pit, no hotel Unique, na véspera do feriado. Derrick Green, vocalista do Sepultura, a modelo Michella Cruz, o VJ da MTV Didi Effe e o empresário Facundo Guerra estavam entre os convidados do evento.

TELAS MÚLTIPLAS
A galeria Carbono, especializada em múltiplos, abriu as portas no Jardim Paulista. Os artistas Paulo Pasta, Nino Cais e Caetano de Almeida foram conferir o espaço. A galerista Myra Babenco e Fernanda Arruda circularam pelo vernissage.

EUROPEUS SATYROS
A cantora Neneh Cherry e os diretores Susane Osten e Roy Anderson foram assistir às apresentações do grupo de teatro paulistano Satyros, em temporada na Suécia. A trupe negocia com o grupo sueco Darling Desperados uma produção para o teatro e outra para o cinema.

CONTAR A HISTÓRIA
Único entrevistado do documentário "Falcão - Meninos do Tráfico" (2006) que ainda está vivo, Sérgio Teixeira, 27, escreve o livro "Fortalece" para a editora Favela Objetiva. E MV Bill, que dirigiu "Falcão" junto com Celso Athayde, também publicará pelo selo "CDD até a UPP", sobre a chegada da Unidade de Polícia Pacificadora à Cidade de Deus, no Rio.

AGORA VAI
Gal Costa, que teve problemas na voz e cancelou em cima da hora sua participação na Virada Cultural Paulista do ano passado, está escalada para a edição deste ano. Cantará fora da capital, em duas cidades participantes do evento, que acontece em 25 e 26 de maio.

NA CAMA COM PALOMA
A atriz Paloma Duarte vai viver a sua primeira vilã na tevê. Será Doroteia Ascar na novela "Pecado Mortal", estreia de Carlos Lombardi na teledramaturgia da Record.

Na história passada nos anos 70, ela será uma ninfomaníaca cérebro de uma família de bicheiros. "O papel é uma delícia e promete."

CURTO-CIRCUITO
Frei Betto lança "Aldeia do Silêncio", amanhã, às 19h30, no Itaú Cultural.

A Ovo faz mesa-redonda sobre design e arquitetura, às 19h, no teatro Eva Herz.

O coletivo de bandas de sopro Movimento Elefantes apresenta o show "Projeto Coisa Fina", hoje, às 21h, no Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena. Classificação etária: 18 anos.

Nenhum comentário: