quarta-feira, abril 24, 2013

PRIMEIRA LINHA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 24/04

Lula já tem advogados que acompanham o inquérito da Polícia Federal para investigar acusações de que ele está envolvido no escândalo do mensalão: o criminalista Márcio Thomaz Bastos e José Gerardo Grossi, de Brasília, que já advogou para o ex-presidente em questões eleitorais.

LINHA 2
Lula não está sendo formalmente investigado. Mas há expectativa de que isso ocorra já que o publicitário Marcos Valério, que vai depor na Polícia Federal, deve repetir declarações tentando envolver o ex-presidente no caso.

PALAVRA
E José de Abreu deve depor no dia 8, no Rio, no processo aberto contra ele a pedido do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A queixa-crime é baseada em comentários que o ator fez contra o magistrado no Twitter.

INTERVALO
A ministra Marta Suplicy deve tirar licença do Ministério da Cultura em breve. Ela vai se casar com Márcio Toledo, ex-presidente do Jockey de SP. O ministério não confirma a saída e diz que ela não fala da vida pessoal.

INTERVALO 2
E a ministra diz, em nota, que os cineastas que aderiram ao abaixo-assinado manifestando preocupação com mudanças na Cinemateca Brasileira não têm motivo para "apreensão". Marta Suplicy afirma que considera o órgão "o mais importante instrumento de preservação do nosso cinema".

INTERVALO 3
A CGU (Controladoria Geral da União) está fazendo uma investigação nos processos administrativos da Cinemateca. Diz a ministra que, depois de "um período em que muito foi feito, mas também rumos não de acordo com a finalidade da instituição foram trilhados", houve necessidade de "arrumação". Convênios questionados foram suspensos mas recursos "estão sendo liberados para o cumprimento de suas responsabilidades".

EPOPEIAS NA TELONA
O cineasta filipino Lav Diaz ganhará retrospectiva de sua obra na próxima Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro. Entre os 18 filmes do diretor que serão exibidos estão "Melancolia" e "Evolução de uma Família Filipina" --com oito e dez horas de duração, respectivamente.

COITADINHOS
Será nos dias 7 e 8 de maio no Sesc Vila Mariana o show de lançamento do álbum "Coitadinha Bem Feito", em que 17 cantores (Criolo, Thiago Pethit, Lucas Santtana etc.) interpretam canções de Ângela Ro Ro. A apresentação contará com Adriano Cintra, Otto, Gui Amabis, Lirinha, Gustavo Galo e Pélico. O disco, com direção artística de Marcus Preto, será disponibilizado, a partir do dia 29, gratuitamente, no site coitadinhabemfeito.com.br.

VITRINE
O Rio de Janeiro vai sediar o encontro internacional de emissoras públicas de rádio e TV da PBI (Public Broadcasters International) em 2014. A organização será da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que administra a TV Brasil.

NO BATENTE
Levantamento do "Guia Você S/A" indica que a maioria dos jovens (72%) que está começando carreira paga seus estudos. Muitos (48%) ainda conseguem economizar para ajudar os pais nas despesas. Só 6% das empresas pagam os estudos para seus jovens funcionários.

LINHA DE MONTAGEM
Os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) foram anteontem à posse de Luiz Moan Yabiku Júnior na presidência da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos) e do Sinfavea (sindicato da indústria do setor). Os presidentes no Brasil da Ford, Steven Armstrong, e da Fiat, Cledorvino Belini, também estiveram na cerimônia.

OUTRAS TRIBOS
A índia Kokokre Kayapó, da aldeia Pakanu, e os grafiteiros André Berardo, Bugre, Francisco Rosa, Gen Duarte, Sliks e Tikka Meszaros participaram do projeto Diálogo de Culturas, na Galeria Oscar Quarente8. O apresentador Marcelo Tas e Andrea Covas, especialista em transporte de obras de artes, compareceram ao evento no fim de semana.

TURMA DA FIEL
O livro "Vai, Corinthians! (Que Nós Vamos Atrás), de Celso Unzelte, Dante Grecco Neto, Antonio Marcos Abrahão Junior e André Luiz Pereira da Silva, foi lançado anteontem. O ex-jogador Roberto Rivelino e o ex-presidente corintiano Luis Paulo Rosenberg foram à Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

CURTO-CIRCUITO
O grupo Tapa estreia "Retratos Falantes", hoje, às 20h, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. 14 anos.

A cineasta saudita Haifaa Al Mansour participa da pré-estreia de seu filme "O Sonho de Wadjda", hoje, às 21h30, no Reserva Cultural, na Paulista. Livre.

O artista Roberto Stelzer ministra no sábado, a partir das 14h, oficina de criatividade para crianças, no Sesc Vila Mariana.

O uísque Chivas promove jantar no MuBE com a presença do designer italiano Paolo Pininfarina.

A grife italiana Vogue Eyewear lança coleção em almoço no restaurante Marakuthai, nos Jardins.

Nenhum comentário: