terça-feira, abril 02, 2013

Longe da trégua - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 02/04

Após pedido encaminhado por Márcio Thomaz Bastos, Joaquim Barbosa aceitou conceder audiência, prevista para ontem, aos defensores dos réus do mensalão no Supremo Tribunal Federal. Barbosa, que não costuma receber advogados, convidou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para a reunião. Mas, devido à recusa do presidente da corte em dar mais prazo para análise do acórdão do julgamento, que deve sair na sexta-feira, os criminalistas desistiram do encontro.

Protocolar 1 Durante a conversa com Alfredo Nascimento e Antonio Carlos Rodrigues em que bateu o martelo na ida de César Borges para o Ministério dos Transportes, Dilma Rousseff ligou para o líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (RJ).

Protocolar 2 A presidente perguntou se tinha algo a opor ao nome de Borges. Garotinho reiterou o pleito de que o ministro fosse um deputado, mas não impôs veto.

Cantinho O comando da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), para onde vai o desalojado Paulo Sérgio Passos, está ocupado interinamente desde que o Senado derrubou a recondução de Bernardo Figueiredo ao cargo.

Dieta O general Jorge Fraxe ficará no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e não haverá mudanças na Valec, dois alvos de cobiça do PR.

Duelo Dilma divulgará hoje em Fortaleza ampliação do Bolsa Estiagem e a recurso rápido para obras no Nordeste. Quer se antecipar a Eduardo Campos (PSB-PE), que anistiará pequenos produtores.

Bem básico Entre os artigos que o Congressos incluiu na MP da desoneração da cesta básica estão produtos de higiene, como sabonete, pasta de dente e fio dental. Não houve sucesso itens como com feijoada a vácuo, bicicleta e óculos escuros.

Oremos Contestado no comando da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP) pagou, na rubrica de divulgação de atividade parlamentar, R$ 100 mil de verba do gabinete à gráfica que rodou 12 mil exemplares de livros religiosos de sua autoria.

Outro lado 1 Representante da Soft Editora, de São Paulo, que se identificou como Luiz, nega que o repasse da Câmara tenha sido para pagar os livros. Ele afirma que pela produção de jornais informativos relativos ao trabalho do deputado na Casa.

Outro lado 2 A assessoria do deputado admite que a mesma gráfica pode ter sido usada para os dois trabalhos, mas nega ter utilizado dinheiro público para fins particulares, e sim para a produção do informativos.

Prioridades Feliciano pediu ao ministro Ricardo Lewandowski o adiamento de audiência marcada para o dia 5 no STF no processo em que é acusado de estelionato. Ele alega ter outro compromisso no mesmo dia.

Bumbo Dizendo ser po rtador de "excelente notícia", o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai hoje à TV anunciar a promulgação da PEC das Domésticas. Gravou no domingo.'

Visitas à Folha Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Alessandra Paz e Sérgio Malbergier, assessores de comunicação.

José Américo Dias, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Jamir Kinoshita, assessor de comunicação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Lamento o acórdão do mensalão não ter sido publicado pelo Supremo justamente no 1º de abril, conhecido como Dia da Mentira."
DE LUIZ FERNANDO PACHECO, advogado do deputado José Genoino, sobre a expectativa, não confirmada, de que o texto final do julgamento sairia ontem.

contraponto


Bom dia ministro


Paulo Bernardo (Comunicações) recebeu vários telefonemas na manhã de terça passada, procedentes de números não identificados. Procurado por um amigo de Curitiba, o ministro entendeu a razão das chamadas.

-Deram seu número no ar durante programa de TV aqui. Orientaram os telespectadores a ligar caso tivessem problemas com telefonia...

Quando soube que a ''pegadinha'' foi de telejornal do canal ligado ao ex-aliado Ratinho Júnior (PSC), brincou:

-Pois todos os quatro telespectadores da emissora me ligaram. E antes das 7h!

Nenhum comentário: