quarta-feira, abril 10, 2013

Fala , Cid Gomes - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 10/04

O governador Eduardo Campos (PE) segue sua peregrinação, mas o governador Cid Gomes (CE) protesta: “O PSB nunca discutiu candidatura no Diretório Nacional ou na Executiva” . Ele adverte que o partido “corre o risco de definhar” se ficar impedido de se aliar ao PMDB e ao PT . “Isso é bom para o partido? No Ceará, é um complicador . PMDB e PT são meus principais aliados!” , reclama.

Sua proposta é acumular forças
Cid Gomes avalia que a meta do PSB para 2014 deve ser ampliar sua presença nos governos estaduais (hoje são seis), melhorar sua “frágil” bancada no Senado (hoje são cinco de 81) e lutar pela candidatura à vice-presidência. Com ironia, lembra que em 2010 defendeu que o PSB tivesse candidatura própria e que não participasse do governo Dilma. Em ambos foi derrotado por Eduardo Campos. Agora, acha difícil enfrentar
nas urnas “um governo bem avaliado na opinião pública” e adverte: “O PSB é forte no Nordeste. O Eduardo tem um percentual grande em Pernambuco. Mas nos outros estados do Nordeste Eduardo tem o mesmo percentual do Sudeste”.

Frase
“Hoje é um absurdo se falar em ameaça ao estado democrático de direito. O Brasil é uma das mais sólidas democracias do mundo”
Joaquim Barbosa Presidente do STF

Sem exclusividade
A carteirinha da UNE vai perder o monopólio da meia-entrada. A secretária da Juventude do governo, Severina Macedo, ganhou o debate. Os jovens pobres que trabalham e estão no Cadastro Único da pobreza também terão direito.

A referência
Ao tornar público o lobby da AMB, da Ajufe e da Anamatra, o presidente do STF , ministro Joaquim Barbosa, inspirou-se no ex-presidente Itamar Franco. Em 20 de janeiro de 1993, Itamar abriu para a imprensa audiência em que o então senador Antônio Carlos Magalhães lhe entregou um suposto dossiê de corrupção no governo.

Fator de inibição
A presença do presidente do PSD, Gilberto Kassab, e do ex-presidente do PFL Jorge Bornhausen próximos ao governador Eduardo Campos (PSB-PE) impedem uma adesão em massa do DEM à sua candidatura ao Planalto.

Bem me quer , mal me quer
O PPS ficou irado com as críticas de Roberto Amaral, vice-presidente do PSB. Os socialistas, que querem o PPS no palanque de Eduardo Campos, também torceram o nariz. O senador Rodrigo Rolemberg (PSB-DF) faz derramados elogios ao eventual aliado: “O PPS tem história e quadros que honram a política. Há interesse de colaboração e compartilhamento de caminhos”.

Deserção à vista
Mas a sucessão presidencial divide o DEM. O ex-deputado Roberto Magalhães e o deputado Mendonça Filho (PE) estão defendendo, abertamente, que o partido faça uma composição com o governador Eduardo Campos (PSB).

Para o petista, Cabral foi autoritário
O senador Lindbergh Farias (PT) reage às declarações do governador Sérgio Cabral (PMDB) contra a existência de dois palanques em apoio à presidente Dilma no Rio: “Cabral quer tirar do povo o direito de poder escolher”.

NOS GOVERNOS estaduais e federal, cresce a tese de que o Parlamento devia ter mais controle sobre seus órgãos auxiliares, os Tribunais de Contas

Nenhum comentário: