terça-feira, abril 23, 2013

Efeito Serra - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 23/04

Os tucanos ligados ao presidenciável Aécio Neves (MG) atuam para evitar a saída de José Serra (SP) do PSDB e sua eventual candidatura. Os aecistas querem Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede) na corrida, visando disputar o segundo turno com a presidente Dilma. Mas querem Serra fora. Avaliam que, com Serra, o desempenho nacional de Aécio pode ser comprometido.

Divisão dos votos
Ninguém sabe o poder real de José Serra numa eleição ao Planalto, concorrendo por um pequeno partido, como o Mobilização Democrática. Mas todos reconhecem que "seu recall é elevado" e que ele pode ter condições de fazer uma votação expressiva em São Paulo. Alguns lembram que, em 1955, quando um paulista concorreu, o presidente eleito, o mineiro Juscelino Kubitschek, ficou apenas em terceiro no estado. Agora, não querem pagar para ver. Por isso, para segurar Serra, sinalizam que ele poderá coordenar a formulação do programa de governo. E apostam que o fato de os tucanos ligados a ele não o acompanharem acabará por inibi-lo.

"O Serra tem história. Foi fundador, prefeito e governador, líder na Câmara e no Senado, e duas vezes candidato a presidente. Ele não tem motivo para sair do PSDB"
Marcus Pestana 
Deputado federal e presidente do PSDB-MG

Na gaveta
Para não desagradar ao Planalto e ao STF, contrários à criação de novos tribunais federais, a estratégia sugerida por aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), é sentar em cima da PEC e ir deixando para lá sua promulgação.

A referência
O MEC e o Senado preparam homenagem a Darcy Ribeiro. Criaram uma coleção com os cem livros considerados leitura essencial por Darcy para conhecer o Brasil. Dois milhões de exemplares serão distribuídos gratuitamente a bibliotecas e universidades de todo o país, começando pelo Rio, cidade que adotou.

O que dá para rir dá para chorar
A CNI lança hoje a Agenda Legislativa da Indústria 2013. Suas metas: aprovar a MP dos Portos e o fim da multa de 40% do FGTS nas demissões sem justa causa. Seu temor: que votem a redução da jornada de trabalho para 40 horas.

Socorro verde-amarelo
A um grupo de senadores, o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodriguez, pediu ajuda para que empresas brasileiras se instalem no país a fim de recuperar as usinas de cana-de-acúçar. O governo Raúl Castro quer ajuda do Brasil para produzir etanol porque as usinas cubanas estão sucateadas. Cuba quer diversificar. Hoje a maior parte dos investimentos é da Venezuela.

Guerra regional
Os usineiros do Sudeste estão protestando. Os do Nordeste conseguiram incluir numa MP, a 594, já votada na Câmara, subsídio para o custo de produção de etanol referente à safra 2011/2012 nas áreas de atuação da Sudene e da Sudam.

A Cadeia da Legalidade no cinema
O diretor de cinema Carlos Gerbase (RS) está atrás dos direitos autorais da família de Leonel Brizola para rodar um filme sobre a Cadeia da Legalidade. Estuda para o papel do caudilho o ator Werner Schünemann.

O vereador Netinho de Paula vai concorrer a deputado federal. O PCdoB espera ampliar sua bancada em São Paulo, que é de dois deputados


Nenhum comentário: