quinta-feira, abril 18, 2013

Deus salve a América. Se der - CLÓVIS ROSSI

FOLHA DE SP - 18/04

Depois de 53 tentativas frustradas, um ato de terror reacende a sensação de insegurança coletiva


Houve 53 ataques terroristas frustrados nos EUA desde o devastador 11 de setembro de 2001, o dia em que ruíram as Torres Gêmeas.

Sem contar o atentado de segunda-feira em Boston e os envelopes suspeitos ou comprovadamente envenenados que foram encontrados desde então.

A frustração de tantos ataques parecia dar razão ao grito de "never again" que o presidente George Walker Bush sacou do coldre meros três dias depois do 11S, mantra que se tornou uma constante para tentar convencer o mundo --e, principalmente, os próprios norte-americanos-- de que nunca mais em solo americano haveria um ataque terrorista.

"Convenceu-nos de que a invulnerabilidade era uma possibilidade", escreve Juliette Kayyem, que serviu como assessora de segurança justamente para Deval Patrick, o governador de Massachusetts, o Estado em que fica Boston, a cidade em que a invulnerabilidade desgraçadamente evaporou.

Não que Juliette acreditasse no "never again". Mesmo antes do ataque a Boston, classificava a frase de "tão simplista como absurda, tão vaga como demagógica".

Na vida além da retórica, não há, de fato, como evitar um ataque terrorista, especialmente em um país que "é alvo de um amplo leque de ameaças potenciais, de grupos internos pela supremacia branca ou antigoverno à Al Qaeda, Hizbollah e outros grupos terroristas do mundo muçulmano, e até vastas redes criminosas sustentadas pelo tráfico de drogas", como analisa o sítio "Times of Israel", de um país que de terrorismo entende muito.

Acaba sendo inevitável aceitar como correta a avaliação de um "falcão" como Peter King, representante republicano por Nova York, para quem o atentado de Boston é um demonstração de que "a guerra contra o terror está longe de terminar, e nós nunca estaremos totalmente a salvo de novo".

A dimensão da insegurança fica clara quando Richard DesLauriers, o agente do FBI incumbido da investigação sobre Boston, diz que irá "até os confins da Terra para identificar o sujeito ou os sujeitos responsáveis por este crime desprezível".

O problema que surge desse tipo de raciocínio é que os Estados Unidos já foram até "os confins da Terra", depois do 11S, e nem assim conseguiram vencer a "guerra contra o terror".

Ao contrário: não só pipocam novos focos externos de terrorismo (Iraque, Mali, entre outros) como crescem, internamente, grupos potencialmente terroristas. Uma entidade que monitora "hate groups" (grupos de ódio, inclinados à violência e ligados à extrema direita) informa que, nos quatro primeiros anos de Obama, o número deles aumentou incríveis 813%.

A propósito: dos 53 frustrados atentados, 43 foram tentativas de elementos internos.

Tudo somado, parece claro que a "guerra ao terror", inescapável, talvez devesse ser conduzida com menos violência e com mais inteligência, no duplo sentido da palavra (sabedoria e informação).

Se violências tipo Iraque ou Guantánamo não resolveram, quem sabe o "soft power" ajude.

Nenhum comentário: