quinta-feira, abril 11, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Ministro do Supremo não polemiza com réu”
Ministro Luiz Fux (STF) depois que José Dirceu cobrou suposta promessa de absolvição


DF: FAZENDA VIOLA O SIGILO DE 15 MIL CONTRIBUINTES

A pretexto de cobrar um tributo local sobre doações declaradas ao Imposto de Renda nos últimos cinco anos, a Secretaria da Fazenda do governo do DF violou e expôs no Diário Oficial o sigilo fiscal de mais de 15 mil contribuintes pessoa física, divulgando valores, nomes e CPFs. Entre as vítimas estão os ministros do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki e Marco Aurélio e o próprio governador Agnelo Queiroz (PT).

INVESTIGAÇÃO

O secretário da Fazenda, Adonias Santiago, também teve o sigilo violado. Pego de surpresa, abriu inquérito e anulou a portaria abusiva.

ABSURDO E ILEGAL

O presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, outra vítima, ficou perplexo com o abuso da Secretaria da Fazenda do DF: “É absurdo e ilegal”.

GOLPISTAS FELIZES

A divulgação dos dados de 15 mil contribuintes, inclusive autoridades, faz a festa de vigaristas que usam CPFs alheios para aplicar golpes.

DURVAL BARBOSA É JULGADO EM BRASÍLIA POR PEDOFILIA

O delator do “mensalão do DEM”, Durval Barbosa, e sua mulher, Kelly Cristina, estão sendo julgados em Brasília pelo crime de abuso sexual contra duas crianças de seis e três anos de idade, cuja proximidade o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe mencionar para não identificá-las. O julgamento é presidido pela juíza Silvana Chaves, no Fórum Leal Fagundes, e será retomado nesta quinta, às 14h.

DENÚNCIA DO MP

A denúncia contra Durval é do Ministério Público, após investigações da Polícia Civil do DF a partir de acusação formal da ex-mulher dele.

RECONDUÇÃO

O PSDB-MG reconduzirá à sua presidência, na convenção do dia 27, o deputado Marcos Pestana, provável candidato tucano ao governo.

JOGADA PETISTA

Próceres do PT admitem que é só uma jogada a acusação de José Dirceu de que o ministro Luiz Fux teria prometido absolvê-lo caso fosse nomeado para o STF. O objetivo é desqualificar para tentar anular a condenação a 10 anos e 10 meses de cadeia no caso do mensalão.

CORDA PARA ENFORCADO

Nomeado pela presidente Dilma, o ministro Fux confirmou o encontro com José Dirceu, mas negou a promessa de absolvição. Jurista brilhante, deu a corda para o chefe dos mensaleiros se enforcar.

DISCO VELHO

A proposta de Lula ao roqueiro Bono Vox de criar um “bolsa família planetário” foi levantada por Dilma em 2011. O encontro em Londres da dupla de aposentados foi um fiasco de repercussão internacional.

RECUO SOCIALISTA

O governador Eduardo Campos (PSB-PE) desistiu de aparecer no encontro do PPS em Brasília. Será representado por correligionários como o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS).

CHOQUE EVITADO

O presidenciável tucano Aécio Neves (MG) e seu desafeto José Serra (PSDB-SP) confirmaram presença no encontro do PPS em Brasília. Para evitar confrontos previsíveis, participarão em dias diferentes.

CARAS DE PAU

Fora do ar há mais de um mês no centro de Brasília, a Sky, TV por assinatura, continua emitindo cobranças pelo serviço que não presta.

TRÊS EM UM

O jornalista Fábio Andrade vai responder pela diretoria de Relações Institucionais das empresas Embratel, Claro e NET, do grupo América Móvil no Brasil, na área de relacionamento governamental e legislativa.

TERRITÓRIO INIMIGO

O candidato chavista a presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fechou as fronteiras com Brasil e Colômbia até as eleições de domingo (14), alegando “plano de desestabilização” liderado pelo rival Henrique Capriles.

PROMESSA É DÍVIDA

Deputados do PSD reclamam que foram abandonados pelo presidente do partido, Gilberto Kassab, que lhes prometera mundos e fundos em troca da filiação. Já procuram novos rumos para a reeleição em 2014.

OLHO DA RUA

Agnelo Queiroz decidiu demitir o subsecretário da Receita, Espedito Henrique de Souza Jr, chefe dos autores da molecagem.

PENSANDO BEM...

...com armamento tão capenga quanto as promessas de destruir o mundo, o líder norte-coreano foi rebaixado para Kim Jong-Zero.


PODER SEM PUDOR

ACABOU NA PENITENCIÁRIA

Coronel Jardim, ex-prefeito de Diamantina (MG), adorava contar a conversa que teve certa vez com um fazendeiro local:

- Sabe daquele menino, o Juscelino? Foi nomeado prefeito da capital.

- Que bom! E o menino Odilon [Behrens]?

- Esse virou médico e agora é dono de hospital.

- Sei, sei. E aquele baixinho, com nome de turco? - perguntou o fazendeiro, sobre o terceiro dos amigos de infância de Diamantina.

- O Alkmin? - informou o prefeito: está na penitenciária de Neves.

- Eu bem que sabia. Nunca gostei do jeito dele...

Jardim deu uma gargalhada. José Maria Alkmin era diretor do presídio.

Nenhum comentário: