terça-feira, abril 09, 2013

Braços cruzados - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 09/04

Sindicatos da construção pesada discutem hoje em São Paulo proposta de greve em grandes obras em andamento, como as do PAC e de estádios da Copa. A maioria das entidades é ligada à Força Sindical, que tem 170 mil trabalhadores do setor em 15 Estados. Em atrito com o Planalto, a central estimula paralisações nos canteiros alegando descumprimento de pontos do acordo selado com o governo em 2011 após conflitos entre operários de Jirau, Santo Antônio e Suape.

Onde pega Entre as queixas dos sindicalistas estão a não adoção de protocolos de segurança de trabalhadores e os acordos salariais em risco na reta final de construção.

Infiltrado Paulinho da Força instalou um sindicalista vestido de "Agente 86" para interromper as falas de Eduardo Campos ontem em São Paulo. Era um protesto ao suposto monitoramento do sindicato de Suape pela Abin, negado pelo governo.

Anos rebeldes Em fase de reaproximação com sindicatos e movimentos sociais, Dilma Rousseff confirmou presença no congresso da UNE, que acontece em Goiânia de 29 de maio a 2 de junho.

Jekyll... O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, se reuniu ontem com a presidente para discutir as duas peças que encaminhou ao STF sobre a divisão dos royalties. Na manifestação da presidente, foi feita uma defesa enfática do veto à redistribuição dos recursos.

... e Hyde Já no texto assinado pelo próprio Adams, a AGU defende a decisão do Congresso, pela derrubada do veto. A peça em nome da presidente foi redigida pelo vice-AGU, Fernando Faria.

Conflito Membros do governo disseram a ministros do Supremo Tribunal Federal que a AGU pode questionar a constitucionalidade da criação de quatro tribunais regionais federais, aprovada pela Câmara na semana passada.

Passa... A ministra Rosa Weber mandou redistribuir para o próprio Joaquim Barbosa reclamação de Márcio Thomaz Bastos contra o presidente do STF. O advogado questiona decisão de Barbosa de negar aos réus do mensalão acesso prévio aos votos.

... anel Barbosa, por sua vez, ao receber o pedido quis entregá-lo ao vice-presidente, Ricardo Lewandowski, mas não o localizou. O presidente, então, encaminhou a reclamação de Thomaz Bastos ao decano Celso de Mello.

Ferida O vereador Ricardo Young (PPS) vai requerer hoje à Comissão da Verdade paulistana depoimentos de Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, e José Maria Marin, presidente da CBF, acusado de colaborar com a prisão do jornalista durante a ditadura.

Chapéu Temendo perda acentuada de receita, Jaques Wagner pediu ontem a deputados e senadores da Bahia mobilização pelo substitutivo de distribuição do FPE. As transferências caíram 3% em março em relação a 2012.

Ba-Vi Pré-candidata ao governo, Lídice da Mata (PSB) aproveitou a inauguração da Fonte Nova para pedir a saída do presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, deputado federal pelo PMDB.

Guris Os governos federal e do Rio Grande do Sul vão ampliar a parceria no Brasil Sem Miséria para que famílias com crianças até seis anos recebam no mínimo R$ 100 mensais. O novo valor será anunciado sexta-feira por Dilma em Porto Alegre.

Disputa O deputado Vanderlei Macris colhe assinaturas na bancada para lançar o colega Duarte Nogueira ao comando do PSDB-SP. O atual presidente, Pedro Tobias, postula novo mandato.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"É compreensível que o PT não queira fazer balanço do mandato do prefeito. Afinal, foram cem dias sem Haddad."
DO VEREADOR ANDREA MATARAZZO (PSDB), criticando o que chama de "ausência de medidas novas" no início da gestão do petista em São Paulo.

contraponto


Boletim da madrugada


Em 2002, o então secretário-geral da Presidência Arthur Virgílio foi a Caracas para entregar carta de Fernando Henrique Cardoso em apoio a Hugo Chávez, alvo de protestos que levariam à sua deposição temporária. À noite, no hotel, viu Chávez demitir a cúpula da PDVSA pela TV. Ligou para Brasília e mandou acordar FHC.

-Presidente, o Chávez está com um apito, na TV, demitindo os dirigentes da PDVSA ao vivo, aos berros!

-E você me ligou a essa hora por quê? Agora você vai dormir, e quem perde o sono sou eu! -respondeu o ex-presidente, avesso a turbulências, um tanto contrariado.

Nenhum comentário: