sábado, abril 27, 2013

Barbeiragem - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 27/04

A Fazenda está criando problemas para o governo no Senado. A equipe do ministro Guido Mantega escalou o ex-líder Romero Jucá (PMDB-RR) como interlocutor. Alijado, o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), está irritado. O Planalto detectou que este foi um dos motivos do quórum baixo no Senado e que atrapalhou a votação do projeto com restrições aos novos partidos.

Um dia depois do outro
No debate da reforma da legislação partidária e eleitoral a história se repete, só mudam os papéis. Hoje, no governo Dilma, o PT, em nome de defender “o fortalecimento dos partidos”, quer deixar sem Fundo Partidário e sem tempo de TV os novos partidos. O PSDB acusa: “É um atentado à democracia”. Mas nem sempre foi assim. Em 1999, no governo Fernando Henrique, o então líder do PSDB no Senado, Sérgio Machado (hoje presidente da Transpetro), liderou a aprovação da cláusula de barreira que, segundo o cientista político Jairo Nicolau, deixaria fora do Congresso 11 dos 18 partidos comdeputados eleitos, mas que não atingiram 5% dos votos para a Câmara.

Mudança de lado no balcão
Os petistas protestam contra a liminar do STF que suspendeu a votação do projeto que restringe a criação de novos partidos. Mas em 1996, no governo FH, aplaudiram liminar do STF que suspendeu a votação da PEC da Previdência.

“Rapaz, o jogo ainda nem começou e o Aécio (Neves) já quer me passar a tarefa dele”
Eduardo Campos - Governador (PE) e candidato a presidente (PSB), reagindo à declaração (“Bem-vindo à oposição!”) do candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), sobre o programa de TV do PSB

Repórter por um dia
Em conversa informal, ontem no Copacabana Palace, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) pergunta: “Por onde você entrou na política?”. O astro Arnold Schwarzenegger responde: “Pela direita, mas hoje sou uma pessoa de centro”.
Schwarzenegger, que foi governador da Califórnia pelos Republicanos, está no Brasil para um evento de fisiculturismo.

Em busca de um lugar ao sol
O ex-diretor-geral do Dnit Luiz Antonio Pagot, nomeado pelo PR e demitido durante a faxina promovida pela presidente Dilma nos Transportes, vai se filiar ao PTB na segunda-feira. Ele pretende ser candidato a deputado federal.

Cidade maravilhosa
O sambista Martinho da Vila gravou esta semana uma versão inédita da música hino carioca “Cidade Maravilhosa” para a festa de hoje no Maracanã com a presidente Dilma e os operários que trabalham na reforma do estádio. Os arranjos foram criados pelo maestro Guto Graça Mello. Martinho cantará para a presidente e a presenteará com um CD.

Deu ‘ibope’
O décimo assunto mais falado no Twitter, na noite da última quinta-feira, foi o programa de TV em que o PSB desfila um rosário de críticas ao governo Dilma. Os estrategistas de Eduardo Campos comemoram a “repercussão estrondosa”.

Para bom entendedor
Dezoito dias depois de conceder entrevista dizendo que esperava por aval da presidente Dilma para concorrer ao governo de São Paulo, o ministro Aloizio Mercadante declarou ontem que não será candidato. Pelo visto, foi vetado.


A DIREÇÃO DA REDE, partido de Marina Silva, só vai tratar da política de alianças e de sua candidatura ao Planalto depois de obter o registro no TSE.

Nenhum comentário: