quinta-feira, abril 11, 2013

Abaixo a exumação! - TUTTY VASQUES

O ESTADÃO - 11/04

Toda exumação é degradante para qualquer falecido, mas a de Pablo Neruda tem um agravante ainda mais constrangedor: que tipo de exame farão no que restou do poeta chileno para saber se o que o matou foi mesmo a próstata, como consta do atestado de óbito, ou a ditadura Pinochet, conforme suspeita um ex-motorista do Nobel de Literatura?
Os jornais falam em “perícias necessárias” e, ainda que não sejam exatamente aquelas a que se submetem os mortais quando vão ao urologista, ninguém merece confirmar se morreu mesmo disso 40 anos depois de partir desta para melhor. A História devia ter outros meios de se reescrever com justiça!
Até porque nada garante que, exumando figuras históricas, vá se recuperar a verdade. O Yasser Arafat, por exemplo, foi desenterrado em novembro do ano passado e até hoje não se chegou a nenhuma conclusão sobre seu suposto envenenamento.
Pior foi o Tim Maia, coitado, interrompido em seu descanso eterno para fazer papel de corno numa investigação de paternidade: era outro o pai da criança que brigava por herança na Justiça.
Enfim, no meu governo, vou criminalizar a exumação de uma maneira geral! Conto com seu voto?

Tapa buraco
Corre em Brasília o boato de que a presidente Dilma Rousseff estava só esperando a inflação estourar o teto da meta pra mandar o ministro Guido Mantega subir no telhado!

Via satélite
O Japão e a Coreia do Sul estão desde ontem em “alerta máximo” de vigilância via satélite ante a ameaça dos mísseis norte-coreanos. Isso quer dizer o seguinte: ninguém solta um pum em Pyongyang sem ser ouvido em Tóquio ou Seul. Vai dormir com um barulho desses.
Tarde demais
Entreouvido num ponto de ônibus de Londres:
“Se Margareth Thatcher soubesse que sua morte fosse dividir o Reino Unido desse jeito, talvez já tivesse morrido há mais tempo!”

Mata o velho
Na queixa de José Maria Marin contra Romário no STF, os advogados do presidente da CBF acusam o Baixinho por descumprimento do Estatuto do Idoso.

O ópio do povo
Que diabos está acontecendo com a Europa?
Na manhã desta quarta-feira, quando o resto do planeta acordava sob ameaça de uma guerra termonuclear, o Velho Mundo vivia intensamente a expectativa da escalação de Messi no jogo do Barcelona pelas quartas-de-final da Copa dos Campeões.
É muita alienação, né não?

Luz no fim do inferno

José Genoíno arrumou, enfim, um bom inimigo!
Com Marco Feliciano pedindo sua cabeça no Congresso, francamente, capaz até de ser perdoado pelas minorias.
Bono & Lula
O músico irlandês Bono Vox propôs a Lula em Londres que façam juntos um Bolsa Família planetário.
Têm tudo para superar o sucesso da dupla Sting & Raoni no final dos anos 1980.

Nenhum comentário: