segunda-feira, abril 08, 2013

A que vem Eduardo - RICARDO NOBLAT

O GLOBO - 08/04
"Sempre criticou as elites, agora presta serviços a elas." 
Senador Agripino Maia (DEM), sobre a ação de Lula como lobista 

Com alguns aliados que tem, Eduardo Campos, governador de Pernambuco e aspirante à vaga da presidente Dilma Rousseff, dispensa adversários. É o caso dos irmãos Gomes - Cid, governador do Ceará, e Ciro, no momento comentarista de  esportes de uma rádio de Fortaleza. Também é o caso de Roberto Amaral, vice-presidente do PSB, partido presidido por Eduardo, e ex-ministro de Tecnologia do governo Lula.

OS GOMES SÃO filiados ao PSB. E não perdoam Eduardo por ele ter preferido apoiar em 2010 a candidatura de Dilma à de Ciro a presidente. Eduardo agiu assim a pedido de Lula. O PT esqueceu disso? Cid e Ciro falam mal da ideia de Eduardo enfrentar Dilma no próximo ano. Cid diz que prefere apoiar Dilma, embora jure que jamais trairá Eduardo. Ciro, que falta maior experiência a Eduardo.

EM ENTREVISTA ao jornal "O Estado de S. Paulo" na semana passada, Roberto Amaral defendeu o direito de o seu partido ter candidato a presidente. Elogiou Eduardo, mas fez juras de amor a Dilma. Disse de saída:  "Eu não vejo nossa candidatura [a de Eduardo] como de oposição" Bem, se não for de oposição será do quê mesmo? De brincadeira? Para matar o tempo?

[O PROJETO DO PSB] pode se apresentar como alternativa, como continuidade, como um avanço, como autoafirmação", acrescentou Roberto. Alternativa por que o governo de Dilma é ruim? Roberto não esclareceu. A candidatura de Eduardo se apresentaria como de continuidade a de Dilma? Novamente: por que? Dilma pensa em desistir de concorrer à reeleição?

PELO CONTRÁRIO. Antecipou a campanha em mais de um ano. Perdeu a vergonha e loteou ainda mais o governo. Criou o 39° ministério. Empregou gente indicada por gente que ela demitiu sob suspeita de corrupção. Projeto de autoafirmação como sugere Roberto? No caso, suponho que de autoafirmação do PSB. Quantos votos atrairia uma candidatura de autoafirmação?

IMAGINE: "Muito prazer, sou Eduardo Campos. Concorro à presidência para ajudar meu partido a se autoafirmar." Projeto de avanço. . . Bem, esse até poderia fazer sentido. Dilma concorre e Eduardo tenta se exibir como um candidato mais avançado do que ela. Mas sob que aspectos a candidatura de Eduardo significaria de fato um avanço em relação à candidatura de Dilma?

POR ORA, nem mesmo ele sabe. O que todo mundo sabe é que uma candidatura de avanço não descarta críticas aos adversários - principalmente ao mais forte deles. A comparação aperta o gatilho das críticas. Os debates acirram as críticas. As pesquisas de intenção de voto esquentam as críticas. O desfecho da entrevista de Roberto nada tem a ver com o que anda dizendo Eduardo por aí.

ROBERTO: "Pense que coisa maravilhosa seria uma disputa de Dilma com Eduardo. Você não daria margem para a direita. Em hipótese alguma a esquerda está ameaçada se disputa com dois nomes. O que pode ocorrer? Ir Dilma com Eduardo, o que é ótimo, ou ir Dilma com outro, e nós vamos apoiá-la:' Em 2010, Ciro Gomes foi com essa mesma conversinha de dois candidatos para cima de Lula. Não colou. Lula não é bobo.

SERÁ POSSÍVEL que ao afirmar que não haveria margem para a direita, Roberto estivesse pensando em Aécio, provável candidato do PSDB a presidente? Mas se o DEM se dispõe a apoiar Eduardo e Eduardo se dispõe a aceitar o apoio do DEM, não se poderá apontar Aécio como um candidato de direita. A pecha colaria melhor em quem? Os aliados de Eduardo lhe fariam um imenso favor se permanecessem calados. 

Nenhum comentário: