quinta-feira, março 28, 2013

Uma relação mais leal - SONIA RACY

O ESTADÃO - 28/03

Meses depois de ter vivido a “empreguete” Maria da Penha na novela Cheias de Charme, sucesso de audiência no horário das sete na TV Globo, Taís Araújo acompanhou de perto a aprovação da proposta que amplia os direitos das empregadas domésticas em todo o País. Em conversa com a coluna, a atriz conta que, durante as gravações, começou a pagar o FGTS de sua funcionária.

O que achou da aprovação da PEC?

Achei ótimo. A partir de agora, patrões e empregados terão uma relação mais leal. No Brasil, temos uma maneira muito diferente de nos relacionar com as empregadas domésticas – há uma relação de afeto também. Por isso, as novas regras ganham ainda mais importância.

Para você, quais são os pontos mais relevantes da proposta?

O FGTS é fundamental. Bem como a hora extra e o adicional noturno. Concordo que não dá para onerar tanto o patrão, mas não dá também para as empregadas terem uma situação tão à deriva como têm hoje. O número de carteiras assinadas é pequeno perto do total de domésticas no Brasil.

Como as novas regras podem mudar a vida dessas funcionárias?

Hoje, elas estão muito esclarecidas. Conhecem seus direitos. Mas os patrões têm de entender que será uma mudança boa para eles também. A partir de agora, também estarão amparados pela lei. Só lamento que alguns pontos ainda tenham de ser regulamentados antes de começarem a valer. E acho que isso, infelizmente, levará um tempo.

Como é na sua casa?

Temos uma relação de honestidade. A Célia está comigo há 19 anos e, durante a novela, adotei o FGTS. Ela trabalha com carteira assinada e faço questão de pagar o plano de saúde – para ela e a família. A Célia se dedica à minha casa e ao meu filho. Por isso, quero que esteja assegurada caso aconteça algo com ela ou com seus filhos. Que sejam tão bem cuidados quanto eu. /THAIS ARBEX

Verde que…
A Prefeitura quer montar um portal para mapear os parques de SP. E monitorar, em tempo real, a situação de cada um deles. Para isso, estuda fechar parceria com a USP.

…te quero verde

“A ideia é atrair mais pessoas para esses locais, principalmente durante a semana”, explica Ricardo Teixeira, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Eu ou ele?
Tem gente de peso no PT justificando a campanha antecipada de Aécio Neves e Eduardo Campos para 2014 de forma ‘diferenciada’: “Estão disputando prévias”.

Só um deles encarnará a oposição na corrida ao Planalto.

Não, obrigado
Jean Wyllys tem resistido firmemente. Foi procurado pela Rede Sustentabilidade e pelo PT para mudar partido.

Disse não aos dois. Mesmo sabendo que sua reeleição pelo PSOL do Rio será difícil.

Me dê motivo
A Andrade Gutierrez está interessada em entrar no estaleiro de Eike Batista.

Já houve conversas.

Cinco estrelas
Jaques Wagner está feliz. Salvador ganhará um Hotel Fasano, no prédio onde já funcionou o jornal A Tarde.

Sem coelhinho
Dilma optou: passará a Páscoa em Brasília. Não viaja ao Rio Grande do Sul, bem como Paula e seu neto não irão à capital.

Start
Os jogos eletrônicos brasileiros vão ganhar um selo – garantindo que game também é cultura. Mais uma tentativa do setor para pressionar o governo a incluir os produtos no escopo do Vale Cultura.

Contrária à ideia, Marta Suplicy ganhará, da Acigames, kit com jogos e livros.

Demanda
Desde a edição da MP dos Portos, em dezembro, atracaram na Antaq 15 pedidos para novos terminais de uso privativo.

Vitrine
A O2 está mesmo levando a sério o uso do espaço público em frente à produtora. Exibe aos pedestres, em pequenas vitrines na Rua Baumann – sede da empresa em SP –, objetos e adereços usados nas filmagens de seus longas.

Abraçando
Caetano Veloso não recebeu ninguém nos três primeiros dias de seu show Abraçaço, no Rio.

Para poupar a voz. Depois, abriu as portas a amigos – entre os xodós, Lenine e Baby do Brasil.

Abraçando 2
Doze dias separam os irmãos Veloso do mesmo palco em São Paulo. Maria Bethânia se apresenta sábado, no HSBC Brasil; já Caetano está programado para dia 11.

Gugu, dadá
O Grupo Vierci resolveu desembarcar no Brasil. Com a grife Baby Cottons, de roupas para bebês. Depois do shopping Iguatemi, os paraguaios abrirão outras seis lojas nos próximos seis meses em SP – a próxima em abril, no JK.

Rio, Brasília e Curitiba também estão na mira da companhia.

Canarinho
E a seleção brasileira vai ganhar um filme para chamar de seu. Documentário que aborda os 100 anos do time (completados em 2014) está em análise na Ancine.

O longa pretende compilar entrevistas com alguns ícones da seleção, como Pelé, Ronaldo, Zagallo e Taffarel. Além de jogadores que estarão na Copa das Confederações, em junho.

Esquenta
E a Billboard arma festa em homenagem ao Lollapalooza – evento que começa amanhã, no Jockey Club. Hoje, no Hotel Unique.

Nenhum comentário: