quinta-feira, março 28, 2013

Passando a régua - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 28/03

Será na segunda-feira a conversa de Dilma Rousseff com representantes do PR e do PTB, os dois partidos ainda não contemplados na reforma ministerial. A presidente deve dizer ao senador e ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM) que está disposta a nomear o baiano César Borges para o ministério, mas não aceita discutir outros nomes. Com Gim Argello (PTB-DF) Dilma vai discutir vagas em estatais e autarquias, já que a sigla dá sinais de que não apoiará sua reeleição.

Proveta O PTB, no entanto, levará um pedido de espaço no primeiro escalão. O alvo é o Ministério de Ciência e Tecnologia, e o nome é o do senador João Vicente Claudino (PB). A chance de êxito é considerada remotíssima.

Digestivo Em jantar oferecido pelo deputado Izalci Ferreira (PSDB-DF), Aécio Neves falou anteontem à noite a 25 integrantes da bancada tucana na Câmara dos Deputados. Os serristas Vaz de Lima (SP), Jutahy Júnior (BA) e Antonio Carlos Mendes Thame (SP) faltaram ao evento.

Lembra? Quem leu com lupa a entrevista concedida por Lula ao "Valor Econômico" ontem sublinhou a referência que o ex-presidente fez à amizade com a mãe de Eduardo Campos, Ana Arraes, eleita com apoio do PT para o Tribunal de Contas da União.

Carona Na esteira da PEC das domésticas, Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou projeto que permite abatimento dos salários pagos no IR dos empregadores. O texto passou pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais.

Bê-a-bá Chamou a atenção da oposição o fato de terem vindo da base de Dilma 12 dos 24 votos a favor da emenda de Álvaro Dias (PSDB-PR) que reduzia de oito para seis anos "a idade ideal" para alfabetização nas escolas públicas. A sugestão é do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, editado pelo governo.

Pai da matéria Durante a tensa reunião de líderes sobre o caso Marco Feliciano, na quinta-feira à noite, Anthony Garotinho (PR-RJ) discorreu sobre o partido do presidente da Comissão de Direitos Humanos: "Conheço bem o PSC, pois fui eu que o criei. Conheço tanto que saí de lá".

Sintonia... Cobrado por entidades ligadas às TVs públicas, Paulo Bernardo (Comunicações) foi ontem à Câmara. O ministro tentou tranquilizar Henrique Alves (PMDB-RN) sobre o espaço reservado às emissoras legislativas e comunitárias no espectro após a digitalização.

...fina Bernardo assinou consignações de três novos canais para a TV Câmara. O presidente da Casa, contudo, quer aval do governo para operar mais sete no país.

Fora do ar Preocupa os dirigentes das associações do setor a cessão da faixa dos 700 MHz para uso das operadoras de telefonia. O governo diz que a medida não afetará canais já em operação, mas congelará liberação de novos em pelo menos 800 cidades.

Pau... Chamuscado por desvios de verba feitos por prefeituras para bancar as festas juninas em anos passados, o Ministério do Turismo resolveu financiar os "arraiás" por chamada pública.

... de sebo Quem quiser abocanhar parte dos R$ 12 milhões destinados pela pasta terá de comprovar que seu São João atrai turistas e aumenta a ocupação dos hotéis.

Abstenção A prefeitura de São Paulo não divulgou até ontem quantos dos 136 convidados para o "Conselhão" de Fernando Haddad participaram da reunião inaugural, anteontem. Auxiliares falavam em "cerca de cem", sem revelar a lista dos ausentes.

Tiroteio
Já que Haddad 'enxugou' suas promessas de campanha, o eleitor já tem motivo de sobra para fazer a votação do prefeito secar.
DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA PAULISTANO, FLORIANO PESARO, sobre o programa de metas da gestão de Fernando Haddad, enviado ontem à Câmara.

Contraponto


Efeitos especiais

Quem chegava na segunda-feira à sede do PSDB em São Paulo para evento que aclamaria Aécio Neves candidato à presidência do partido era recebido com o jingle da campanha presidencial de José Serra, em 2010. No telão instalado do lado externo do prédio, aparecia o slogan "Serra é do bem", com imagens do ex-governador.

Um deputado do grupo de Aécio brincou, referindo-se à tensão com a ala de Serra, que preferiu viajar aos EUA a participar do ato em favor do mineiro:

-É bom chegar com Serra dando boas-vindas assim, pelo telão. É mais uma maravilha dos tempos modernos.

Nenhum comentário: