quarta-feira, março 27, 2013

O ultimato - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 27/03

O Planalto está irritado com o tiroteio interno do PR. Seus líderes receberam o seguinte recado do governo: “A presidente Dilma está em seu terceiro ano de gestão. Agora que a pasta dos Transportes está deslanchando. Não será colocado alguém sem experiência de gestão e que não tenha vínculo com a área”. A cada dia fica mais difícil encontrar uma equação política para atender ao PR.

Enquanto isso...
O PR está irritado com a tática do Planalto de lançar nomes como balão de ensaio ao Ministério dos Transportes, caso do ex-senador César Borges, sobre quem é sabido que há resistências internas. O partido ameaça parar as negociações.

Os ministros dizem ‘não’
Depois da reunião nacional de prefeitos, em janeiro, a presidente Dilma pediu à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) que organizasse 26 reuniões regionais. Fez também uma lista de ministros que deveriam comparecer a esses encontros, que são os de: Planejamento, Saúde, Educação, Integração, Cidades, Turismo e Cultura. Ontem, a ministra Ideli Salvatti fez a primeira delas, em Aracaju (SE), e Alexandre Padilha (Saúde) foi o único ministro a comparecer. Os demais alegaram outros compromissos. O próximo encontro será em Campo Grande (MS) na segunda-feira. Depois Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Vitória (ES). Quais ministros irão?

“Uma coisa é a macroeconomia. Outra é a economia do cotidiano. PIB e Pibinho não interessam ao povo. Ele quer saber de emprego e se vai poder comprar um frango e um liquidificador” Michel Temer Vice-presidente da República e presidente do PMDB

Sem remendos 
O relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), recusou-se ontem a incluir no texto a abertura da janela para trocar de partido. Fontana se rebelou porque teme que sua ampla proposta fique resumida à aprovação da janela e, como querem os grandes partidos, ao fim das coligações nas eleições proporcionais.

Os militares e a verdade
A presidente Dilma voltou a demonstrar incômodo com a Comissão da Verdade. Em conversa com ministros, há dias, reclamou do fato de os militares não estarem sendo ouvidos pelo órgão.

Bebida da discórdia
O setor vitivinícola nacional está furioso com a Fifa, que escolheu um champanhe francês como bebida oficial da Copa de 2014. A decisão da Fifa deixa de fora o espumante brasileiro das cerimônias oficiais que serão realizadas durante o evento. Os empresários querem que a federação volte atrás e opte por um espumante daqui.

Documentos perdidos
A deputada estadual gaúcha Juliana Brizola (PDT), neta de Leonel Brizola, esteve no Arquivo do Estado do Rio buscando documentos do avô da época da ditadura e foi informada de que não existe qualquer prontuário sobre ele.

Pimentel e o embaixador
Serra O ministro Fernando Pimentel diz que enviou ofício ao embaixador em Cingapura, Luiz Fernando Serra, pedindo reunião com a empresa asiática Semcorp. Afirma que não fez gestões pela EBX.

O SENADOR Lobão Filho (PMDB-MA), filho do ministro Edison Lobão (Minas e Energia), vai ser o próximo presidente da Comissão de Orçamento.

Nenhum comentário: