terça-feira, março 05, 2013

O tabuleiro de Lula - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 05/03

Em recente encontro com um grupo de assessores próximos, num sítio do interior paulista, Lula traçou as rotas que vislumbra para os ministros do PT-SP em 2014. O ex-presidente sinalizou que a influência de Aloizio Mercadante (Educação) no governo Dilma Rousseff o credenciará para a coordenação da campanha de reeleição da presidente, ao lado de José Eduardo Cardozo (Justiça). Com isso, Alexandre Padilha (Saúde) seria o "candidato natural" do partido a governador.

Menos um Na conversa, Lula buscou sobretudo convencer Luiz Marinho de que Padilha seria o nome mais viável. Hoje à noite, o prefeito de São Bernardo será anfitrião do ministro em evento voltado para secretários de Saúde de todo o Estado.

Dilmo À luz do relato do encontro, petistas afirmam que Mercadante quer ser ministro da Casa Civil em eventual segundo mandato de Dilma, para ser candidato natural à sua sucessão em 2018.

Exércitos A corrente PT de Lutas e Massas, liderada pela família Tatto, declarará na quinta-feira apoio a Vicente Cândido na disputa pela presidência da sigla em São Paulo. Rival do deputado, Emídio de Souza avança nas tratativas com prefeitos.

Básico De um aliado de Eduardo Campos (PSB) ao explicar por que seu principal estrategista, Diego Brandy, vai atuar nos bastidores numa eventual campanha: "Ele não vai colocar um argentino para comandar o marketing em ano de Copa do Mundo".

Nós e eles No papo com dirigentes da Força Sindical, o governador de Pernambuco criticou mais de uma vez a "falta de diálogo" do governo federal com a sociedade civil. Disse ainda que a deterioração da economia coloca em risco "as nossas conquistas", em referência à era Lula.

Longe Apesar da menção, Campos não tem reunião marcada com o ex-presidente.

Toga justa 1 Quem transita nos bastidores do STF (Supremo Tribunal Federal) considerou "acima do tom" a nota de três entidades da magistratura criticando Joaquim Barbosa por ter declarado que juízes têm mentalidade "pró-impunidade".

Toga justa 2 Interlocutores lembram que, em seu discurso de posse, o presidente da corte procurou valorizar a categoria. Ontem, recebeu servidores do Judiciário que cobram reajuste salarial.

Onde pega Para membros do Supremo alinhados a Barbosa, a reação das entidades é uma resposta à decisão do CNJ de restringir os patrocínios a eventos de juízes.

Hora extra O STJ aprovará amanhã lista tríplice a ser encaminhada ao Planalto para a vaga destinada ao Ministério Público. Entre os concorrentes está Augusto Aras, que é subprocurador-geral da República e advoga em um grande escritório, com atuação em tribunais superiores e até no exterior.

Agora vai? Após 20 reuniões conjuntas, a agência que integra governos federal e paulista no combate ao crime organizado elegeu como prioridades imediatas o cerco à lavagem de dinheiro, via Coaf, e a apreensão de armas ilegais nas fronteiras com outros Estados, com ajuda da Polícia Rodoviária Federal.

Visitas à Folha Pedro Taques (PDT-MT), senador, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Jean Campos e Sabrina Gahyva, assessores de comunicação.

Gabriel Chalita (PMDB-SP), deputado federal, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Edson Giusti, assessor de comunicação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Haddad esqueceu que é prefeito e, em vez de cuidar das enchentes e das calçadas, quer opinar nos assuntos do governo do Estado."
DO VEREADOR ANDREA MATARAZZO (PSDB), sobre os recentes ruídos de atribuições entre o prefeito de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin.

contraponto


Não há almoço grátis


Anfitrião do almoço oferecido ontem a Dilma Rousseff em Campina Grande (PB), Aguinaldo Ribeiro (Cidades) foi barrado quando tentava entrar na sua própria casa. A van em que estava, acompanhado de colegas da Esplanada, só foi liberada após intervenção do general José Elito, chefe do Gabinete de Segurança Institucional.

Resolvido o impasse, Ribeiro foi recompensado. Recebeu raro elogio da presidente, que disse, no almoço:

-Foi muito bom conhecê-lo e nomeá-lo.

Aliviado, o ministro brincou com assessores:

-Ufa, pelo menos por ora, acho que estou garantido.

Nenhum comentário: