sexta-feira, março 15, 2013

O nó da reforma - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 15/03

A presidente Dilma não vai nomear o deputado Luciano Castro para o Ministério dos Transportes, como propôs o PR. Ela quer manter o atual ministro, Paulo Passos. A direção do PR apresentou seu nome, mas ele enfrenta resistências internas. O ex-presidente Valdemar Costa Neto defende, sutilmente, um nome que una o partido. Essa é a decisão mais difícil para a presidente.

O PMDB está nas nuvens
A reforma ministerial não foi anunciada, mas a cúpula do PMDB já comemora. A expectativa do partido é que o deputado Antonio Andrade seja nomeado para a Agricultura, e Moreira Franco, para a Secretaria da Aviação Civil. O ministro Gastão Vieira (Turismo) deve ser mantido, e o vice Michel Temer teria convencido o contrariado ministro Mendes Ribeiro a assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Um dirigente do partido explicou que as eleições de 2014 estão aí e que é preciso que a presidente Dilma qualifique o PMDB. E comentou: “No governo Lula, tínhamos Saúde, Comunicações e Integração Nacional e, neste, ficamos só com Agricultura e Turismo.”

“O ruim para o Brasil não é ter ideias. O ruim para o Brasil é que a ideia não é boa porque não fui eu que dei” 

Beto Albuquerque Líder do PSB na Câmara (RS), sobre as críticas à proposta do governador Eduardo Campos (PSB-PE) de renegociar a distribuição dos royalties do petróleo

Onde está o dinheiro?
Sem orçamento para trabalhar, o futuro ministro da Micro e Pequena Empresa indicará o vice-presidente da área na Caixa, para que ele tenha condições de se mexer na pasta.

Sinal dos tempos
No governo Fernando Henrique, quando tinha bancadas de cerca de 90 deputados e 20 senadores, o ex-PFL, hoje DEM, estava na vanguarda na defesa do fim das coligações nas eleições proporcionais. Agora, com apenas 30 deputados e cinco senadores, seu líder na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), comunicou que seu partido votará contra.

O alçapão
Integrantes da bancada governista na Câmara estão trabalhando para abrir uma janela de 30 dias em agosto para permitir que deputados, senadores, prefeitos, governadores e vereadores troquem de partido sem perder o mandato.

A primeira missão do Papa
Um religioso católico brasileiro, que conhece os bastidores do Vaticano, avalia que tão importante quanto a escolha do Papa Francisco será a definição do cardeal que será nomeado para a Secretaria de Estado do Vaticano. Ele é uma espécie de primeiro-ministro e, na prática, sua principal tarefa será implementar as reformas e as correções administrativas na Cúria Romana.

Espécies ameaçadas de extinção
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) aprovou, na Convenção de Bangcoc, moção pelo controle rigoroso do comércio internacional de cinco espécies de tubarão e duas de raias-manta. Essa regra já se aplica nas águas brasileiras.

Todo mundo com os pés nas urnas
O presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), dá a largada amanhã, em Imperatriz, na sua candidatura ao governo do Maranhão. Com o apoio do PSD e do PDT, o seu mote é: “Evitar as bodas de ouro de Sarney no Palácio dos Leões”.

A OAB E O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA vão promover um mutirão para verificar a situação dos presos no país. A ideia é tirar da cadeia quem já pode sair.

Nenhum comentário: