sábado, março 23, 2013

O eleitor decisivo - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 23/03

Apesar do convite para concorrer a vice ou ao Senado na chapa do PT para o governo paulista, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, está decidido a concorrer ao Palácio dos Bandeirantes. O partido, em São Paulo, não tem muitas ilusões sobre as chances de Kassab ir para o segundo turno. Mas o PSD está convencido de que o apoio de Kassab vai definir o resultado da eleição.

De olho no Nordeste
Um grupo de ministros se reuniu ontem com a presidente Dilma no Palácio do Planalto para discutir um pacote de medidas de combate à seca. Não conseguiram chegar a uma proposta satisfatória. Entre as medidas analisadas está a criação de sistema mais moderno de perfuração de poços com uso de máquinas mais potentes. Há ideia de fazer um convênio com a Petrobras, que tem tecnologia de ponta. Pensa-se em criar um observatório para atuar na prevenção, e atuar na desburocratização das ações do governo no combate à seca. As prefeituras terão o dinheiro liberado por cartão de pagamento, como já ocorre em situações consideradas emergenciais.

"O PSD como um todo está muito mais próximo de Dilma. A vinculação do Kassab com Eduardo Campos é pessoal"
Saulo Queiroz Secretário-geral do PSD

RaioX
Para atenuar a imagem no povão que o PSDB é contra políticas sociais, Aécio Neves vai usar a pré-campanha para mostrar suas ações quando era governador no Vale do Jequitinhonha, região mais pobre de Minas Gerais.

Com a mão na taça
No dia 15 de abril, Ideli Salvatti passa a ser a ministra com mais tempo no comando da Secretaria de Relações Institucionais na era petista (governos Lula e Dilma). Ela ultrapassa em um dia o detentor do recorde anterior, o atual ministro do TCU, José Múcio, que ficou no cargo 672 dias. A cautelosa ministra, até lá, está de dedos cruzados.

Briga de egos
Os ministros mais influentes junto a presidente Dilma, Fernando Pimentel e Aloizio Mercadante, estão em lados opostos. Mercadante quer Paulo Passos no Transportes. De olho na campanha, Pimentel quer um mineiro do PR na pasta.

Abridor de latas
A passagem do ex-presidente Lula pela Nigéria rendeu. Ele fez palestra para a nata do empresariado. A Cotia já teve negócios lá, onde atualmente só atua a Petrobras. Agora, a Andrade Gutierrez firmou parceria com o Grupo Dangote, o maior daquele país, com enormes carências de infraestrutura, notadamente energia.

Chuvas, socorro e corrupção
Desde a década de 80 que Teresópolis e Nova Friburgo convivem com mortes e deslizamentos pelas chuvas. Há dois anos, seus prefeitos foram afastados por desvios de recursos federais e estaduais para reconstrução e socorro a vítimas.

Força Nacional
Para evitar desvio do dinheiro nas calamidades, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) defende que seja declarado Estado de Defesa (artigo 136 da Constituição). Daria foco nacional à reconstrução e o uso adequado do dinheiro repassado.

Desprestígio. No aniversário de dez anos da Secretaria da Igualdade Racial, dia 21, nenhum ministro do governo Dilma compareceu.

Nenhum comentário: