sexta-feira, março 08, 2013

Governo no muro - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 08/03

O Planalto se antecipou ao anunciar ontem que não recorreria ao STF contra a derrubada do veto à redistribuição dos royalties do petróleo porque sabia que sofreria pressões de Sérgio Cabral (PMDB). Aliados do governador do Rio entendem que Dilma Rousseff "lavou as mãos''. Para agravar a insatisfação, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, será obrigado, pela Lei Orgânica da AGU, a defender no Supremo a manutenção da lei, contra a ação dos Estados produtores.

Bipolar Enquanto Dilma terá de justificar e sustentar o veto que foi derrubado, cabe a Adams "promover a defesa de leis e atos normativos impugnados em ações diretas de inconstitucionalidade".

Muy amigo Sérgio Cabral criticou nos bastidores a condução da sessão pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusando-o de desrespeitar o regimento para derrubar o veto.

Incubadora Dilma relatou a Lula conversas que teve com Michel Temer sobre a reforma ministerial e os cenários possíveis para a entrada do PSD e PR no governo. A primeira nomeação pode sair já na semana que vem.

Adubo Dilma e Temer combinaram novo encontro, mas a presidente sinalizou positivamente ao nome de Antônio Andrade (PMDB-MG) para a Agricultura.

Em casa 1 Em fase de reaproximação com Cid Gomes (CE) depois de cotoveladas recentes, Eduardo Campos (PSB-PE) sugeriu que a pauta dos governadores do Nordeste para a reunião do dia 13 no Congresso, sobre pacto federativo, seja definida na véspera, no Palácio da Abolição.

Em casa 2 A Câmara de João Pessoa concedeu, com votos de 17 dos 27 vereadores, título de cidadão pessoense ao governador de Pernambuco. A proposta foi de Renato Martins (PSB), líder da oposição ao prefeito petista Luciano Cartaxo.

Vingança Sem alarde, Renan comandou a aprovação, anteontem, da recondução de Luiz Moreira para o Conselho Nacional do Ministério Público. Ligado a José Genoino, Moreira é desafeto do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que denunciou o presidente do Senado no STF.

Barraco Gilmar Mendes arquivou representação contra Paulo Maluf (PP-SP) por injúria e ameaça. Roberto Vieira Machado registrou boletim de ocorrência dizendo ter sido xingado pelo deputado e ameaçado por seu segurança. O ministro do STF decidiu que houve bate-boca, sem caracterização penal.

Comandante Jaques Wagner acompanhou a comitiva de Dilma e Lula no velório de Hugo Chávez, que esteve cinco vezes na Bahia durante seu mandato. Em Salvador, o venezuelano inaugurou busto de Simon Bolívar.

SOS Assessores de Fernando Haddad se assustaram ontem com ordem de evacuação do prédio onde funcionam seis secretarias no centro paulistano. Havia ameaça de bomba. Varredura da PM descartou explosivos no local, mas reuniões e eventos foram suspensos.

Pós-Copa A Telebrás participará da implantação da internet gratuita sem fio em São Paulo. O modelo desenvolvido pela estatal na cobertura da região do Itaquerão, na zona leste, será usado como referência para a expansão da rede na capital.

Simbólico Com o ex-ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), a UNE promoverá hoje a reunião inaugural da sua Comissão da Verdade, em São Paulo. O primeiro caso apurado será o de Honestino Guimarães, líder estudantil desaparecido em 1972.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"A forma truculenta com que o Congresso avançou nos recursos do Espírito Santo e do Rio revela a gravidade da crise federativa."
DE RENATO CASAGRANDE (PSB), governador do Espírito Santo, sobre a derrubada do veto presidencial sobre a distribuição de royalties de petróleo.

contraponto


Papai sabe (quase) tudo
Juliana Brizola (PDT-RS) estava na casa do ex-deputado Carlos Araújo - ex-marido de Dilma Rousseff - quando cruzou na semana passada com Paula, filha da presidente. Mães de primeira viagem, as duas engataram longo papo. Como a conversa se alongou, Araújo provocou:

-Uma procuradora do trabalho e uma deputada não têm nada mais importante, um assunto mais interessante para falar do que tratar só de filhos?

Paula, então, respondeu:

-Dê seus conselhos políticos para Juliana, mas de mãe você não entende absolutamente nada.


Nenhum comentário: