quinta-feira, março 14, 2013

Fumaça branca - VERA MAGALHÃES -


FOLHA DE SP - 14/03

Com a escolha do papa Francisco, Dilma Rousseff confirmou que irá à Jornada da Juventude, em julho, no Rio. Aproveitará a ocasião para, nas palavras de auxiliares, "reforçar os laços do Brasil com o Vaticano". Sob Bento 16, era considerada incerta a presença da presidente no evento. Dilma e o papa devem ter dois encontros: em Guaratiba e no Palácio das Laranjeiras. Além de assumir a segurança e auxiliar na organização, o governo fala até em buscar patrocínio para a jornada.

Tom Na carta de despedida a Bento 16, a presidente foi formal. Ontem, saudou com entusiasmo o papa Francisco. A relação entre Dilma e o agora papa emérito era tensa desde 2010, quando ele instou bispos brasileiros a lutar contra o aborto, tema espinhoso para ela na campanha.

Habemus? De um governista, tão logo a chaminé da Capela Sistina soltou fumaça branca anunciando que havia sido escolhido o novo papa: "Sai o papa e não sai o ministro do PMDB de Minas".

Rio 40º Ao pregar saída "negociada'' para a crise dos royalties, Eduardo Campos (PSB) mira o eleitorado do Rio de Janeiro, terceiro maior do país. Peemedebistas e petistas temem desgaste para Dilma no Estado, onde ela teve 60,5% dos votos em 2010.

Guinada Antes de ensaiar a candidatura à Presidência, Campos era da linha de frente da defesa da distribuição dos recursos do petróleo para Estados não-produtores.

Nem aí Exceto manifestações pontuais, a ordem no PT é fugir do embate com o PSDB sobre a Petrobras. A cúpula do partido entende que o tema não tem apelo eleitoral. "Os tucanos vão se enforcar com a própria corda nesse assunto", diz um petista.

Herança No governo, o projeto que prevê a transferência do poder de outorga das agências para os ministérios é atribuído ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Falou demais Luiz Alberto da Silva, subchefe de assuntos governamentais da Presidência da República, está na berlinda após declarar que o governo federal tinha interesse na aprovação do projeto que esvazia o poder das agências reguladoras.

Não, obrigado Cotado para a SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), Mendes Ribeiro fez chegar ao Planalto que não tem interesse em deixar a Agricultura para assumir o cargo. Com isso, aumentam as chances de o PSD ser acomodado na pasta.

Frigideira 1 Favorito para o Ministério da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif (PSD) enfrenta fritura explícita no Bandeirantes. Até seu gabinete foi informalmente vistoriado para alojar a equipe do assessor especial João Carlos Meirelles.

Frigideira 2 O conselho de PPPs, presidido pelo vice-governador e com R$ 50 milhões em obras, também é objeto de disputa. O secretário Júlio Semeghini (Planejamento) tomou a frente de projetos na área. Chegou a confirmar presença em audiência parlamentar sobre o tema anteontem, mas recuou.

Hotline O QG de Fernando Haddad acompanhava em tempo real boletins sobre a votação do projeto da inspeção veicular ontem na Câmara. Secretários passaram a tarde em linha direta com vereadores na tentativa de alcançar placar mais folgado no primeiro teste de fidelidade da base do governo.

Portfólio Empenhado em apresentar vistoso balanço de cem dias de mandato, Haddad comemora a seleção de 54 terrenos para a construção de creches, o que equivaleria a quase um terço das 170 prometidas na campanha eleitoral de 2012.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Com a escolha de um argentino como novo papa, acho que vai ter muito católico virando evangélico no Brasil."

DO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA, EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), que é evangélico, sobre Jorge Mario Bergoglio ter sido eleito para o pontificado.

contraponto


O papa é dos Pampas


Durante visita ao Vaticano, em 2002, Fernando Henrique Cardoso foi recebido por João Paulo 2º. Ao ser informado da presença do brasileiro, o papa se recordou da calorosa recepção que tivera em Porto Alegre, em 1980.

-Ucho, ucho, ucho, o papa é gaúcho- entoou o pontífice, relembrando o coro dos fiéis no Gigantinho.

O então presidente completou:

-Carioca, paulista e brasileiro também.

Após a derrota de d. Odilo Scherer, de Cerro Largo (RS), para um vizinho argentino, um amigo de FHC brincou:

-Já estava achando que João Paulo 2º era profeta...


Nenhum comentário: