sexta-feira, março 22, 2013

Depois da porta arrombada - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 22/03

O TCU deu aval ao projeto que simplifica a liberação de recursos para obras de reconstrução em áreas de calamidades. Após a Páscoa, o vice-governador Luiz Fernando Pezão (RJ) e o ministro Fernando Bezerra (Integração) vão pedir ao Congresso que dê urgência às mudanças. O prazo de emergência será móvel, de acordo com a necessidade. Hoje, são seis meses. Pezão diz: “Depois de apanhar tanto, é hora de mudar”.

Ibope: a aprovação de Dilma
O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, explica por que a avaliação negativa nas áreas da Saúde e da Segurança Pública não abalou o prestígio da presidente Dilma. Relata que, para a população, a gestão da Saúde é compartilhada por União, estados e municípios, e que “o desgaste fica mitigado”. Sobre Segurança, esclarece: “As pessoas identificam segurança com os estados”. Quanto aos juros, diz: “O povão não nota quanto um bem vai custar em 24 prestações. Ele só quer saber se vai poder pagar cada parcela.” E acrescenta: “Cinquenta por cento da população brasileira não têm conta em bancos.”

“(Chávez) governou sempre tendo em vista a emancipação econômica da Venezuela e a melhoria da qualidade de vida de sua gente” Roberto Amaral Vice-presidente nacional do PSB, em artigo em seu site, que tem como lema “pensar Brasil”

Medo!!!
A ministra Ideli Salvatti, num jantar com deputados mineiros na quarta-feira, foi embora à meia-noite. Pediram que ela ficasse mais. Contam que a ministra respondeu: “Senhores, amanhã chega a minha chefe brava e ungida pelo Papa.”

Ele tem a força?
Primeiro ato: o empresário Jorge Gerdau, conselheiro do governo Dilma, criticou o excesso de ministérios. Segundo ato: nenhum partido quer assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Terceiro ato: a presidente Dilma pode extinguir a SAE. Quarto ato: o Ipea voltaria para o Planejamento e o Conselhão ficaria com a ministra Ideli Salvatti.

O PTB continua fora
A presidente Dilma receberá o PTB, mas o partido não terá ministério. O partido apoia o governo, mas fez aliança com José Serra (PSB) em 2010 e agora está namorando com a candidatura Eduardo Campos (PSB) para o pleito de 2014.

Força-tarefa tucana
O candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), está orientando os tucanos a procurar o governador Eduardo Campos (PSB-PE) para pedir que ele não desista de disputar a sucessão presidencial. Os tucanos avaliam que Campos tem que disputar para levar o pleito para o segundo turno.

Novo capítulo da novela O PR voltará a ser recebido por Dilma. Mas os auxiliares da presidente dizem que não haverá mudança do ministro dos Transportes. No Planalto existe uma avaliação de que é ruim devolver ao PR depois de um processo de faxina.

Cláusula pétrea
Sobre a emenda constitucional relativa à divisão dos royalties do petróleo, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) ironiza: “O inciso 36 do artigo 5º diz: a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”

O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA vai liberar R$ 2 milhões para o Arquivo Nacional recuperar o acervo histórico danificado pelas chuvas deste mês no Rio.

Nenhum comentário: