terça-feira, março 12, 2013

Cruzada feminista - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 12/03

Os governadores serão chamados a se somar à cruzada que o governo Dilma vai iniciar para reprimir a violência contra a mulher. Amanhã, quando a presidente lançar o programa "Mulher Sem Violência", eles serão chamados a assinar um pacto contra a violência, que implica no rigor na aplicação da Lei Maria da Penha e na repressão à exploração sexual e ao tráfico de mulheres.

Governo do Rio, pesquisa do PT
Lindbergh Farias (PT) tem 28%, Anthony Garotinho (PR), 21%; o vice Luiz Fernando Pezão (PMDB), 10%; e "um intelectual tucano", 5%. O Instituto Vox Populi fez mil entrevistas (campo) nos dias 5 e 6 de março. Há cenários com Cesar Maia (DEM), 10%; e Marcelo Crivella (PRB), 12%. Nesse caso, os três da ponta caem. A despeito do desempenho de Pezão, o governador Sérgio Cabral tem 45% de ótimo/bom e 36% de regular. O cientista político Marcos Coimbra conclui: "O PT tem candidatura viável no Rio"; "caso seja mantido o bloco PMDB-PT, o petista tem três vezes o tamanho do outro"; e, "o eleitorado do Rio está fracionado". A sorte está lançada!

Perdas e ganhos
A decisão do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) de apoiar a candidatura Eduardo Campos (PE) é um revés para o PT. Mas também para o PSDB, que perde o apoio da maior liderança popular de oposição em Pernambuco.

Jogo pesado
O governo Dilma coloca como condição de retorno à OEA a eleição de Paulo Vannuchi à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O Brasil retirou seu embaixador e não paga há dois anos sua anuidade, que é a maior depois dos Estados Unidos. Se isso não acontecer, o governo brasileiro entenderá que a OEA não quer o Brasil de volta à organização.

Mais dinheiro para investir
Governadores vão amanhã aos presidentes da Câmara e do Senado. Vão pedir para que seja votado projeto de resolução, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que amplia a capacidade de endividamento anual de 16% para 30%.

Os "sonháticos" atacam
E-mails dos "sonháticos" encheram as caixas de entrada dos servidores dos ministérios, ontem. No e-mail, convite para se filiar ao partido da ex-ministra Maria Silva. Na página do Facebook diz: "Entre em Sonháticos, movimento por nova política. Uma ferramenta de comunicação para organizar, compartilhar e produzir informações sobre a construção de uma Nova Política."

Limpando o terreno
Se depender do PDT, está tudo certo para Manoel Dias assumir o Ministério do Trabalho. Ele era funcionário da liderança do PDT na Câmara dos Deputados, mas já foi exonerado para não haver nenhum impedimento ou conflito de interesses.

A guerra dos royalties (parte 2)
Na bancada federal do Rio, há deputados que apoiam o governador Sérgio Cabral, e também de oposição, que defendem que é preciso abandonar a postura de confronto no STF. Eles dizem que é preciso negociar em busca de uma modulação.

O ministro Aldo Rebelo (Esporte) parou de fumar. Para suportar a abstinência, ele passa seus dias mascando chicletes de nicotina.

Nenhum comentário: