terça-feira, março 05, 2013

ALÉM DO ARCO-ÍRIS - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 05/03

A União Brasileiro Israelita do Bem-Estar Social promoveu anteontem uma sessão para convidados de "O Mágico de Oz". O musical é estrelado por Heloísa Périssé, Lúcio Mauro Filho, Luiz Carlos Miele, Bruna Guerin e Malu Rodrigues, entre outros. Na plateia do teatro Alfa estavam Célia Kochen Parnes, presidente da Unibes, e Ida Lottenberg com os filhos Gustavo e Fabio.

MEIA VOLTA
O STF (Supremo Tribunal Federal) poderá enfrentar um dos casos mais polêmicos de sua história recente: o que envolve Lula com o mensalão. Caso seja aberto inquérito contra o ex-presidente, caberá aos ministros dizer se ele deve ou não ser investigado. Ainda que o petista não tenha mais foro privilegiado.

INEVITÁVEL
O calendário com que magistrados trabalham é o seguinte: caso o Ministério Público de MG abra inquérito contra Lula neste ano, baseado em declarações do publicitário Marcos Valério que tentam envolvê-lo no escândalo, advogados do ex-presidente entrarão com habeas corpus pedindo que a investigação não siga adiante. Depois de passar pelo Tribunal de Justiça de MG e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), o pedido inevitavelmente chegará ao STF.

DATA MARCADA
A possibilidade preocupa magistrados do Supremo, que enxergam componente explosivo. Principalmente pela data: a questão poderá chegar à corte em 2014 -ano de sucessão presidencial. "Serão tempos difíceis", diz um ministro à coluna, seguro de que o STF "não escapará" da polêmica.

DE PERTO
Advogados ligados a Lula acompanham a movimentação dos procuradores mineiros que analisam o depoimento de Valério. Trabalham com a possibilidade de o inquérito ser aberto e de o ex-presidente chegar a depor.

ÁGUA BENTA
João Sayad, presidente da TV Cultura, ainda não decidiu se disputa a reeleição, em maio. Ele diz que "ouviu falar" que o governador Geraldo Alckmin tem outro candidato -Marcos Mendonça, que já ocupou o cargo. Mas ainda não sabe se baterá chapa com ele. "Estou esperando a sucessão do papa para decidir", brinca.

ÁGUA BENTA 2
Um grupo de conselheiros da Fundação Padre Anchieta, que controla a TV Cultura, tenta emplacar o nome de Carlos Magalhães para o cargo de vice-presidente da emissora. Ele dirigia a Cinemateca Brasileira e foi exonerado pela ministra Marta Suplicy, da Cultura.

CORTE NA CINEMATECA
E a Cinemateca dispensou 20 pessoas não concursadas. O Ministério da Cultura diz que não houve demissões, mas finalização de contratos. E que o atendimento ao público não será afetado.

TELHA
É tenso o clima entre Carlos Eduardo Rodrigues, o Cadu, da Globo Filmes, braço cinematográfico da Rede Globo, e a nova direção geral da emissora.

Ao contrário de rumores que circularam no fim de semana, no entanto, o executivo continua no cargo.

SANTA SÉ
Reportagem da rede de TV alemã Deutsche Welle sobre a sucessão do papa, no domingo, apresentou o padre Marcelo Rossi como "a esperança da igreja católica no Brasil".

O religioso é definido como um sacerdote "moderno", que canta e atrai milhões de ouvintes em programa de rádio e nas missas.

SANTA SÉ 2
A mesma reportagem reforçou o status do cardeal brasileiro dom Odilo Scherer de forte candidato ao posto de sucessor de Bento 16.

A LISTA DE CLARICE
Clarice Niskier vai dirigir e protagonizar o monólogo "A Lista", baseado em texto da canadense Jennifer Tremblay. Para o projeto sobre "amor, solidão, medo, angústia, fuga da cidade grande, relacionamentos humanos", os produtores foram autorizados a captar R$ 522 mil com incentivos fiscais.

VESTIDO BRANCO
A estilista Emannuelle Junqueira apresentou sua nova coleção de vestidos de noiva em desfile no hotel Unique, na sexta. A apresentadora Sarah Oliveira, a escritora Fernanda Young, a cantora Marina de la Riva e a empresária Patricia Jereissati estavam na plateia do evento CasaModa Noivas.

Curto-circuito
O pianista Vitor Araújo apresenta o show do CD "A/B" no teatro do Sesc Pompeia, na quinta, às 21h. Classificação: 12 anos.

A Organização Odebrecht terá pela primeira vez um edifício próprio em São Paulo, no Butantã.

Leigh Lezark, estrela da campanha da Schutz, estará na festa da marca no sábado no Jardim Europa.

A agência de viagens Teresa Perez Tours inaugura endereço hoje, em Brasília.

Gui Mohallem abre hoje a mostra Tcharafna, no Espaço Experimental de Arte, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: