sábado, março 09, 2013

A variável paulista - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 09/03

Com desembarque em São Paulo marcado para o dia 25, Aécio Neves deve intensificar nas próximas semanas os acenos para José Serra, que ainda não confirmou presença na palestra do mineiro no congresso estadual do PSDB. "Serra vai estar conosco. Ele é detentor de um patrimônio extraordinário, e terá um papel fundamental em 2014", afirma o senador. Enquanto a ala serrista ainda hesita, Aécio dá como certo o aval de Geraldo Alckmin, além do já público apoio de FHC.

Bolo de rolo Em reuniões no interior paulista, o PPS começa a discutir a aproximação com o PSB de Eduardo Campos. As caravanas, que chegam neste fim de semana a Votuporanga e Ribeirão Preto, são lideradas por deputados da sigla, tradicional aliada do PSDB no Estado.

Na real O partido de Marina Silva lançará cartilha para os 6.000 ativistas cadastrados. Como a meta é atingir 500 mil assinaturas até outubro, um texto alerta: "Não perca tempo com ações secundárias. Nosso objetivo prioritário é coleta de assinaturas, e o tempo é curto. Tenha isso sempre em mente."

Esse cara... Dilma Rousseff e Lula se reuniram durante quatro horas em Caracas com o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz. Discutiram o cenário pós-Hugo Chávez e ofereceram ajuda ao futuro governo.

... sou eu Segundo interlocutores, Max, como é conhecido, será a principal ponte do governo brasileiro com Nicolás Maduro. Além de ter a simpatia do marqueteiro João Santana, o embaixador é amigo de José Dirceu.

Pela... Advogado de Duda Mendonça, Antonio Carlos de Almeida Castro contestou no STF (Supremo Tribunal Federal) parecer de Roberto Gurgel contrário à liberação de seus bens. O publicitário foi absolvido no mensalão, mas a corte só deve desbloquear seu patrimônio após a publicação do acórdão.

... ordem No texto, Kakay afirma que o procurador-geral da República, ao citar a possibilidade de mudança do julgamento para manter o bloqueio, "ousa atentar contra o direito à liberdade e contra uma declaração de inocência subscrita pela mais alta Corte de Justiça do país".

Antídoto 1 O tom do pronunciamento de Dilma ontem em rede nacional de TV foi calibrado à tensão do governo federal com a perspectiva de inflação acima da meta e corrosão do poder de compra dos salários em 2014.

Antídoto 2 A presidente havia dito a empresários que anunciaria a desoneração da cesta básica em maio, no Dia do Trabalho. O pico de preços do IPCA, contudo, levou o governo a antecipar a medida.

50 tons A petista trocou o vermelho, contestado pelo PSDB em representação ao Ministério Público, pelo cinza em seu figurino televisivo.

Continua lindo Ministros do governo apostam que o plenário do STF repetirá a divisão geográfica do Congresso ao analisar a polêmica dos royalties do petróleo. Luiz Fux, Joaquim Barbosa e Marco Aurélio Mello, que têm laços com o Rio de Janeiro, são tidos como contrários à redistribuição dos recursos.

Escalação Fernando Haddad instalará seu "Conselhão" no dia 26, data em que pretende apresentar o repaginado Plano de Metas do mandato. O colegiado, composto por 100 integrantes, fará quatro plenárias anuais.

PIB Já o Conselhão de Geraldo Alckmin, com cinco câmaras temáticas, terá sua reunião inaugural na segunda-feira. Participarão 90 personalidades entre empresários -como Paulo Skaf e Marcelo Odebrecht- e sindicalistas. Na ocasião será lançado o Plano Paulista de Incentivo à Competitividade.

Tucanocídio Em clima nada amistoso, três tucanos disputam a vice-presidência da Assembleia paulista: Fernando Capez, Maria Lúcia Amary e Roberto Engler. A eleição ocorre na sexta-feira.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Devemos mudar o nome da Comissão de Direitos Humanos. O certo agora é chamá-la de Omissão. Caiu o 'C', de credibilidade."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a eleição de Marco Feliciano (PSC), acusado de homofobia e racismo, para o colegiado da Câmara.

contraponto



Medida certa
José Eduardo Cardozo deixava o Senado após audiência quando foi abordado por jornalistas para uma entrevista coletiva. Em dado momento, um cinegrafista observou que o ministro da Justiça usava pulseira preta e quis saber se era luto pela morte de Hugo Chávez.

Cardozo, então, explicou:

-Não. Estou usando é para emagrecer mesmo! Ela marca e controla meus passos.

Nenhum comentário: