sexta-feira, março 15, 2013

A inflação piora, o BC espera - EDITORIAL O ESTADÃO

O ESTADO DE S. PAULO - 15/03
A inflação aumen­tou, espalhou-se, ficou mais resis­tente, chegou a 6,31% nos 12 me­ses terminados em fevereiro, quase bateu no li­mite de tolerância e as previ­sões mais otimistas do Banco Central (BC) foram pelo ralo. Tudo isso - e muito mais - é re­conhecido na ata da última reu­nião do Copom, mas a taxa bási­ca de juros, principal instrumen­to de combate à alta geral de preços, vai continuar em 7,25% pelo menos até 17 de abril. Até lá, o comitê deverá acompanhar a evolução do cenário econômi­co para definir seus próximos passos. A resistência a um novo aumento de juros seria menos surpreendente se a ata fosse me­nos detalhada na descrição dos problemas. Nesse caso, seria possível acusar o BC de irrealismo ou, pior, de tentar esconder os dados mais preocupantes. Mas a história é outra. Os deta­lhes mais negativos estão lá, bem explicados e bem avalia­dos nos 76 parágrafos do relató­rio. Todos os pontos relevantes foram examinados. Só faltaram as conclusões práticas. Teimo­sia? Nervos de aço? Ou terá fal­tado a autorização do Planalto para a mexida nos juros?

A última hipótese é bastante plausível, já que o governo insis­te em apresentar a redução dos juros, iniciada em 31 de agosto de 2011, como importante con­quista política. Desse ponto de vista, a elevação da taxa seria um retrocesso, mas retrocesso maior, e muito mais perigoso, é tratar a política monetária co­mo parte da retórica eleitoral. De toda forma, podem argu­mentar os economistas do BC, deverá ser possível conter a in­flação com juros bem menores que aqueles observados até há dois anos. Com a maior integra­ção financeira, a política mone­tária tomou-se mais eficiente. Com isso, a taxa neutra - aque­la suficiente para estabilizar os preços - deve ser hoje mais bai­xa do que foi recentemente. O argumento é plausível, mas a ta­xa necessária, neste momento, é decerto maior que os 7,25% em vigor.

A ata fornece razões mais que suficientes a favor desse ponto de vista. Para começar, o texto contém pelo menos 11 re­ferências à piora da inflação, com expressões como "mais al­ta", "mais elevada", "aumento", "resistente" e "dispersão". Em várias passagens, o documento reproduz comentários há mui­to tempo repetidos por analis­tas e em geral desprezados em relatórios oficiais.

Merece atenção especial a re­ferência ao índice de difusão, usado por economistas para me­dir a contaminação dos preços. Esse indicador mostra a porcen­tagem de itens com elevação de preços em um dado período. Há muito tempo esse número tem oscilado entre 65% e 70% e recentemente passou de 70%. Em outras palavras, os aumen­tos são espalhados e isso contra­ria a tese, teimosamente susten­tada no discurso oficial, de uma inflação quase restrita ao merca­do de alimentos. A referência à dispersão dos aumentos é espe­cialmente importante, porque envolve, apesar de alguma res­salva, o reconhecimento da in­flação como um problema bem mais amplo do que em geral se admitia. Além disso, a disper­são, somada a pressões sazo­nais, contribui para tornar a in­flação resistente. Essa "dinâmi­ca desfavorável", segundo a ata, pode ser, mais que um fenôme­no temporário, uma "acomoda­ção da inflação em patamar mais elevado". Apesar disso, o comitê recomenda uma política administrada com cautela.

A ata repete velhas advertên­cias sobre a "estreita margem de ociosidade no mercado de trabalho" e sobre o risco de au­mentos salariais incompatí­veis com o crescimento da pro­dutividade. O texto menciona a política fiscal expansionista, repetindo um alerta já incluí­do em análise anterior. Ainda assim o Copom reafirma a sua crença em um resultado fiscal de acordo com a meta. A auste­ridade foi uma da condições apontadas em 2011 para o êxi­to da redução de juros. Essa ex­pectativa jamais foi confirma­da na prática. Mas o Copom in­siste em demonstrar sua fé, embora se permita, há algum tempo, citar o expansionismo das contas públicas.

Enfim, a ata menciona o bai­xo crescimento da produção. Mas isso, ressalva o Copom, é um problema de oferta, fora do alcance da política monetá­ria. Isso têm dito, há muito tempo, os críticos da política econômica.

Nenhum comentário: