terça-feira, março 05, 2013

A Fifa diz "não" - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 05/03

O Ministério do Esporte estava discutindo qual instrumento musical típico do Brasil seria usado na Copa, a exemplo da vuvuzela na África do Sul. A disputa estava entre o pedhuá, apito de origem indígena, e a caxirola, criada pelo músico Carlinhos Brown. Ontem, a Fifa informou ao governo que vai proibir "vuvuzelas, pedhuás e caxirolas" nos jogos. Está feita a rinha.

Quem não é visto não é lembrado
Candidatíssimo ao Palácio do Planalto, o governador Eduardo Campos (PSB) já está trabalhando sua imagem no restante do país. Em janeiro, numa revista especializada em política, editada em Porto Alegre (RS), a "Voto", o governo de Pernambuco publicou um anúncio publicitário de dez páginas do Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação. Num dos títulos diz: "O Brasil inteiro está aprendendo com Pernambuco". Por essas e outras que, em conversa recente, com petistas, quando perguntaram ao ex-presidente Lula se, na mesma situação de Campos, ele não concorreria à Presidência, respondeu sem pestanejar: "É óbvio que sim."

Questão de estilo
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, está com dificuldades para nomear um diretor-geral para o tribunal. Fernando Silveira Camargo, funcionário do TCU, que fora nomeado, pediu para sair devido ao excesso de centralização de Barbosa.

O astro
O senador Paulo Paim (PT-RS), único negro no Senado, é tema do documentário "Raça", do cineasta Joel Zito Araújo e da documentarista americana Megan Mylan. O filme foi exibido no fim de semana, representando o Brasil, em Burkina Faso, no maior festival de cinema da África. É uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos.

Remendo trabalhista
O presidente do PDT, Carlos Lupi, e o ministro Brizola Neto (Trabalho) deram ontem um passo para o entendimento. Criaram uma "comissão de conciliação", integrada pelos senadores Cristovam Buarque (DF) e Acir Gurgacz (RO).

Luta de classes
A Procuradoria Geral da República publicou portaria proibindo servidores de estacionarem nas vagas da garagem. Pelas novas regras, somente os chefes, e, mesmo assim, os que têm gratificação elevada, podem estacionar os veículos no local. Ela restringe até a entrada de gestantes, que só podem usar as vagas exclusivas após o 4º mês de gravidez. Se a moda pega?!

Contra tudo e contra todos
Dirigentes de partidos políticos, sobretudo os de oposição, estão impressionados com a votação do comediante Beppe Grillo, na Itália, que, com uma plataforma contra a política tradicional, obteve cerca de 25% dos votos para o Congresso.

Votações temáticas
Os líderes dos partidos na Câmara debatem hoje uma agenda de projetos para votar em homenagem à Semana da Mulher. Na pauta, a proposta que amplia a licença para gestantes de quatro meses para seis meses obrigatoriamente.

A presidente Dilma vai lançar medidas para as mulheres. Vai criar uma rede no SUS para atender mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual.

Nenhum comentário: