sexta-feira, março 15, 2013

À espera de um vacilo - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 15/03

O Planalto entende que Eduardo Campos (PSB) cometeu seu primeiro "erro político" como presidenciável ao propor saída negociada para o impasse dos royalties. Integrantes do governo classificam sua proposta como inviável e afirmam que ele se omitiu na questão mais espinhosa: o Fundo de Participação dos Estados. O Congresso tem até julho para aprovar nova regra de distribuição da verba. O STF já sinalizou que, se o prazo estourar, vai suspender os repasses federais.

Verão passado O PT está compilando vídeos e declarações do governador de Pernambuco criticando o Rio de Janeiro por não aceitar dividir a receita dos royalties.

Antídoto Ciente do bombardeio que se anuncia, o PSB também fez um clipping de declarações antigas de Campos na mesma linha do acordo que propôs agora.

Timing 1 Petistas e peemedebistas culpam Ideli Salvatti (Relações Institucionais) por Campos ter surfado no tema dos royalties. Alessandro Molon (PT-RJ) levou à ministra proposta idêntica antes de o Congresso derrubar o veto de Dilma Rousseff.

Timing 2 Ideli disse que não poderia costurar um acordo sem a anuência dos Estados não-produtores. Aliados acham que ela deveria ter conduzido a negociação.

Luz... A abstenção do PSD na primeira votação de peso de Fernando Haddad na Câmara, a da inspeção veicular, deixou o governo em alerta. O prefeito quer seduzir kassabistas para projetos que exigem quórum qualificado, como o Plano Diretor.

... amarela Com o PSD, o governo Haddad espera ter 40 dos 55 votos na Casa. "Nossa aproximação com Kassab será lenta e segura", diz o secretário João Antonio (Relações Governamentais).

Nem vem O governo propôs que o PMDB trocasse a relatoria na Câmara da medida provisória da desoneração de produtos da cesta básica com o PT. O partido não topou.

Vida prática Como parte do pacote que anunciará hoje, Dilma deve pedir à Câmara "colaboração" para acelerar o debate de temas que afligem o consumidor e tramitam nas comissões da Casa.

Confessionário Além de participar da posse do papa Francisco, na terça-feira, Dilma terá encontro reservado com o pontífice na véspera. Ela deve estar acompanhada de Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral). A presidente deve tratar sobre a vinda do argentino à Jornada da Juventude, em julho, no Rio.

Fé... Escolhido para relatar o documento final da 5ª Conferência dos Bispos Latino-Americanos, de 2007, em Aparecida, Jorge Mario Bergoglio enfrentou polêmica na conclusão do texto, que propunha que a Igreja Católica fosse "ao encontro do povo".

... e política Além do embate que o então cardeal de Buenos Aires travou com a ala ligada à prelazia conservadora Opus Dei, o manifesto passou por modificações após a aprovação. Atribuídas nos bastidores ao Vaticano, as emendas alvejaram as Comunidades Eclesiais de Base, pilar dos progressistas.

Acervo Após revisão, Ricardo Lewandowski liberou ontem para publicação dez volumes, com 1.200 páginas, de notas orais dos debates travados no Supremo durante o julgamento do mensalão. O ministro deverá divulgar seu voto nos próximos dias, como já fez Joaquim Barbosa.

Plantão médico Depois de o ministro Alexandre Padilha (Saúde) ter prometido a secretários da área recursos federais "sem limites" para construção e reformas de UBSs em São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou ontem a prefeitos R$ 200 milhões para a mesma finalidade.

Chapa 2 A corrente Mensagem ao Partido se reúne nos dias 22 e 23, em Brasília, para lançar a candidatura de Paulo Teixeira (SP) à presidência nacional do PT. Rui Falcão busca novo mandato.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"A Igreja fez menos que deveria para proteger as vítimas da ditadura. Mas só a consciência do novo papa pode dizer onde ele falhou."
DE RENATO SIMÕES, secretário de Movimentos Populares do PT, sobre a conduta de Jorge Mario Bergoglio ante o governo militar na Argentina.

contraponto


Leite derramado


Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) conversava com jornalistas no Planalto sobre a escolha do papa Francisco quando lhe perguntaram sobre uma chácara que tem próxima a Brasília.

-Minha quitinete rural? Ah, vai muito mal- lamentou-se o ministro.

E emendou, diante da curiosidade geral:

-Roubaram minha vaca leiteira. De uma vez perdi um terço do meu rebanho de três vacas...

Nenhum comentário: