sábado, março 09, 2013

A derrota dos royalties - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 09/03

A presidente Dilma está irritada com a tática de confronto do governador Sérgio Cabral. Avalia que essa foi uma das causas da derrota e ficou decepcionada com a acusação de que “lavou as mãos”. Diz que sempre esteve com o Rio. Acha que a estratégia tem de mudar no STF. Além disso, Cabral, 14 anos após o ex-governador Itamar Franco (MG) declarar moratória, foi na mesma linha e anunciou a suspensão dos pagamentos.

A vida como ela é
O DEM convocou protesto contra a presidente Dilma por conta da seca no Nordeste e do atraso nas obras da transposição do Rio São Francisco. Foi no dia 1º de março, quando a presidente esteve em João Pessoa (PB). O líder do partido na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), viajou para lá. Aí entrou em campo a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (PSD-TO). Ela chegou antes,dissolveu o protesto e levou os manifestantes para o palanque da presidente. Caiado não saiu do hotel, e um dos organizadores, o deputado Efraim Filho (DEM-PB), até se reuniu com Dilma.

“Temos que chegar no ano que vem com real expectativa de poder, pois é isso que vai aglutinar forças em torno
da nossa candidatura”

Aécio Neves Senador (MG) e provável candidato do PSDB à Presidência

‘IRopstar’
Acompanhante da presidente Dilma no velório de Chávez, o ex-presidente Lula foi o centro das atenções nas rodas de conversa. Ele passou o tempo todo cercado por Evo Morales (Bolívia), Rafael Corrêa (Equador) e Raúl Castro (Cuba).

Show da Xuxa
A apresentadora Xuxa, foto, engrossou o coro contra a nomeação do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. “Que Deus nos ajude! Gente, socorro! Vamos fazer alguma coisa. Todo mundo sabe que eu respeito as religiões, mas este homem não é um religioso, é um monstro”, desabafou, no Facebook.

Quem tem a força
Os tucanos não estão preocupados com contatos do PPS e do DEM com as candidaturas Marina Silva (REDE) e Eduardo Campos (PSB). Avaliam que, sem o PSDB, esses dois partidos não elegem as atuais bancadas na Câmara dos Deputados.

O tamanho do estrago
Com a mudança da Lei dos Royalties, a cidade de Macaé (RJ), principal base logística de Petrobras, perderá este ano R$ 193 milhões de receita. O prefeito Aluízio Junior (PV) decidiu “auditar a folha de pagamento, reduzir a assessoria e limitar investimentos”. Serão cortadas “a construção de novas escolas, obras de saneamento e dos arcos rodoviários e a criação de leitos hospitalares”.



Sistematizando a dor de cabeça
Todos os presidentes estaduais do PT estão sendo convocados para uma reunião em 25 de março. O partido pretende fazer o primeiro mapa das eleições regionais de 2014, sistematizando as pretensões petistas e os planos dos aliados.

As luzes da ribalta
Afastado das principais campanhas desde o julgamento do mensalão, o marqueteiro Duda Mendonça se associou ao cientista político Antônio Lavareda e faz intenso lobby para assumir a campanha de Eduardo Campos em 2014.
O novo secretário de comunicação do Distrito Federal, Ugo Braga, já definiu seu adjunto. A função será exercida pelo jornalista Rudolfo Lago.

Nenhum comentário: